segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

 Aristides Gomes pede indigitação de um ministro do Interior

Image result for Aristides GomesO primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, pediu hoje a indigitação de um ministro do Interior para que se possam criar condições de segurança para as eleições legislativas, marcadas para 10 de março.
"Eu acho que o Presidente deve, comigo, resolver este problema. Eu não tenho objeção nenhuma em que haja um ministro do Interior já, para que possamos criar as condições de segurança para que possamos ir a eleições em sossego", afirmou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro confirmou também que já enviou ao chefe de Estado, José Mário Vaz, uma proposta.
No início de novembro, o Presidente guineense, José Mário Vaz, exonerou o ministro do Interior, Mutaro Djaló, a pedido do primeiro-ministro, depois da violência usada pela polícia do país para dispersar uma manifestação de estudantes, com recurso a bastões e granadas de gás lacrimogéneo.

Na altura, o comissário nacional da polícia guineense, Celso de Carvalho, disse que não autorizou o uso de força contra os jovens e que nem sabia da organização da manifestação.

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 10 de março e a campanha eleitoral arranca a 16 de fevereiro.
Sobre os incidentes registados na sexta-feira na capital guineense, o primeiro-ministro disse que se a "polícia tivesse feito um trabalho como fez anteriormente não teria havido prejuízos" como os que se registaram.
"É preciso que a polícia nacional a partir de hoje faça o seu trabalho de persuasão, da criação de condições para que as pessoas se manifestem livremente, mas que não tenham a possibilidade de estragar os bens do país", afirmou.

Na sexta-feira, uma manifestação de estudantes culminou em distúrbios e atos de vandalismos contra viaturas e vários edifícios, que a polícia, o Governo e a sociedade civil consideram terem sido feitos por infiltrados.
Rispito.com/Lusa, 11-02-2019

1 comentário:

  1. Só agora que o senhor nota do vazio deixado, pela falta do Ministro de Interior? Porque estamos aproximar do início da campanha eleitoral?

    O povo há muito que aclama a necessidade de nomeação do referido Ministro, mas de lá a esta parte, a sua preocupação não foi satisfeita. Embora os cenários da violência, continuaram a ser o seu "pão de cada dia".

    Os melhores conselheiros de um governante são órgãos de comunicação, em que cidadãos manifestam os seus agrados e desagrados. Não dos conselheiros escolhidos, que em maior parte das vezes, em vez de aconselharam, incitam o governante agir fora das normas regulamentares, e acaba de caminhar de acordo com o acidental e deixar o essencial. Porque interessa lhe somente garantia do cargo e consequente remuneração e mais outras regalias.

    Por mais que o conselheiro, de um governante supõe que um tal cidadão, ou órgão de comunicação é critico, aquém ele conselha, em nada jusfitiça parar de acompanhar a sua comunicação. Pois um dia esta voz crítica vai conceber opinião tão interessante e útil para o governante.

    Numa das rádios de Capital Bissau , que não gosto de precisar o nome aqui. O apresentador do seu programa matinal, quase fazia de cântico, a nomeação do Ministro do interior. Mas quem sabe se os conselheiros do dos políticos responsáveis daquela nomeação chegavam de sintonizar aquela rádio.
    O jornalista já vinha prevendo, o antecipadamente, que talvez alguém está a sentir hoje de falta da referida nomeação.

    Façamos de governação o lugar, relacioneto sã, e libre de resentimente e de desconfiança.

    No ambiente do trabalho, como humanos imperfeitos é impesável que vai estar livre de incidentes. Mas de nada custa dizer aquele, ontem senti ofendido por causa de tal coisa que você me fez. E se em reposta,ele dizer desculpa, não dava conta que te ofendi. Será que há algo importante como este?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público