domingo, 30 de junho de 2019

CEDEAO decide que José Mário Vaz permanece em funções até à eleição

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, casamento e interioresOs chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenaram hoje que o novo Governo da Guiné-Bissau tome posse até 03 de julho, disseram à Lusa fontes diplomáticas.
A decisão, segundo as mesmas fontes, foi tomada durante a 55.ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que decorreu em Abuja, na Nigéria, na qual foi deliberado também que o Presidente guineense, José Mário Vaz, vai permanecer em funções até à eleição de um novo chefe de Estado, tendo que deixar a gestão das questões governamentais para o primeiro-ministro, Aristides Gomes, e para o novo Governo.
No encontro ficou também decidido, que será nomeado um novo Procurador-Geral da República até 03 de julho.
O Presidente guineense, que cumpriu cinco anos de mandato a 23 de junho, marcou eleições presidenciais para 24 de novembro.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, fato e ar livreA crise política continuava na Guiné-Bissau depois de José Mário Vaz ter recusado por duas vezes nomear para o cargo de primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido mais votado nas eleições de 10 de março.
O vencedor das eleições acabou por indicar Aristides Gomes, nome aceite pelo Presidente, que, no entanto, não nomeou o Governo indicado pelo novo primeiro-ministro até ao dia 23 de junho, violando assim o prazo estipulado pela CEDEAO para o fazer.
Na quinta-feira, a maioria dos deputados da Assembleia Nacional Popular (parlamento do país) aprovou uma resolução que determina a cessação imediata das funções constitucionais do Presidente da República e a sua substituição no cargo pelo presidente do parlamento.
Num discurso proferido hoje durante a cimeira, o Presidente guineense pediu à CEDEAO para tomar uma posição clara e realista em relação à sua continuidade como chefe de Estado guineense.
A imagem pode conter: texto
Rispito.com7Lusa, 29-06-2019

3 comentários:

  1. JOMAV vai ficar no palácio mas completamente despenado como a "galinha porquê".

    ResponderEliminar
  2. HOMEM MAIS BONITO E Pãe EXEMPLAR DO POVO GUINEENSE PARA GERÊNCIA DO ESTADO .DEVEMOS , NOVA GERAÇÃO APOSTAR E SEGUI-LO PARA CONSTRUÇÃO DA NOSSA GUINÉ .

    ResponderEliminar
  3. Algo tinha que ser feito,caso contrario o Jomav fazia da Guine'-Bissau a sua propridade private! "Time to go buddy"!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público