quarta-feira, 26 de junho de 2019

Deputados debatem de urgência sobre o fim do mandato do Presidente


Na Guiné-Bissau, o parlamento vai debater, com urgência, o fim do mandato do Presidente e a indefinição do governo, enquanto a comunidade internacional assume preocupação pelo bloqueio político.

Cinco dias depois da tomada de posse do primeiro-ministro reconduzido, a Comunidade Internacional intensifica contactos para tentar ultrapassar a indefinição do governo, numa altura em que o PAIGC pede debate de urgência para analisar o impasse político.

O objectivo do debate de urgência é a adopção de uma posição firme e clara do Parlamento sobre o fim do mandato do Presidente da República e a indefinição do governo.

 Segundo fontes partidárias, a situação é bem mais complicada já que o Primeiro-ministro, Aristides Gomes, devia encontrar-se com o Presidente cessante, José Mário Vaz, para discutir a proposta do elenco governamental, entregue, desde domingo, mas até agora não foi possível.

Com a caducidade do mandato, já há três dias, a maioria parlamentar afirma que o Presidente-cessante não tem poderes para nomear o governo.

Perante esta situação preocupante, o Chefe interino de UNIOGBIS, Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Abdel Fatau Musah, desdobra-se em contatos, e promete que o assunto irá marcar a cimeira da CEDEAO, a ter lugar, este fim-de-semana, em Abuja, e o Conselho de Segurança da ONU.

Na tentativa de encontrar saída para esta situação de indefinição, o Grupo Parlamentar do PAIGC, partido vencedor das legislativas, à frente da maioria parlamentar, apresentou já o requerimento solicitando o Debate de Urgência, onde destaca o fim do mandato do Presidente da República e o seu impedimento definitivo em exercer as atribuições constitucionais, apelando, com urgência, para a adoção de uma posição firme do Parlamento.
Rispito.com/RFI, 26-06-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público