sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Carlos Lopes: “Os africanos têm de aproveitar a obsessão europeia com a migração”

O antigo assessor político de Kofi Annan, que encerrou em 2016 uma longa carreira na ONU, defende uma transformação estrutural de África, com uma aposta na industrialização verde e uma maior integração. “A África fragmentada não tem futuro”, garante.

Carlos Lopes refere que o desenvolvimento de África depende da China, que está a "expandir a influência" a um custo muito barato, por isso é preciso maior integração.

Encerrou há três anos a sua carreira na ONU por vontade própria, depois de ter sido “braço-direito” do então secretário-geral Kofi Annan e de exercer vários cargos de topo, o último como chefe da Comissão Económica para África. Dedica-se agora à “actividade puramente académica” (professor na Universidade da Cidade do Cabo), ao aconselhamento estratégico de dirigentes africanos (ajudou a elaborar o documento Agenda 2063 para a União Africana) e à divulgação de ideias, tendo lançado recentemente em inglês Africa in Transformation - Economic Development in the Age of Doubt. É um livro optimista sobre o desenvolvimento do continente africano através da industrialização.

Estratégia de crescimento inclusivo, melhores sinergias entre instituições regionais, investimento forte em infra-estruturas, desenvolvimento sustentável com melhores práticas, aposta no agronegócio e na industrialização, na economia azul e no ecoturismo. Isto resume bem o seu livro?

De certa forma retira do livro os elementos essenciais do que deve ser uma estratégia a que chamo de transformação estrutural. Uma parte dessa estratégia é não fazer as coisas como se fazia antes. A transformação estrutural é uma mudança da forma de governar em África. Por isso, classifico os países em duas categorias: os rentistas e os reformadores. Os rentistas vivem dos recursos naturais ou de fontes como a ajuda ao desenvolvimento, sem necessidade de fazer o esforço de transformação; os transformadores estão a tentar ir além de uma política conformista e alterar a estrutura da economia. O elemento essencial dessa alteração é a introdução da industrialização acelerada.

É muito crítico da “narrativa feliz” da ascensão de África, porquê?
Tenho três dificuldades com essa narrativa. A primeira é estatística: as estatísticas são muito débeis, apenas 16 países têm contas nacionais em dia, significando que a estrutura do PIB, o tamanho das economias é projectado. Temos 60% da população africana sem bilhetes de identidade, sem registos de nascimento, ou seja, o tamanho da população não é conhecido, mas estimado. Temos apenas 1% do território africano cadastrado com registo de propriedade. Não se pode fazer diagnóstico de qualidade sem boas estatísticas.

Segundo problema, é uma narrativa construída sobre as oportunidades de negócio para os outros e não sobre as oportunidades de crescimento e transformação dos africanos. A terceira dificuldade é que se trata de uma narrativa muito superficial, não vai à profundidade, nem à necessidade de contextualizar e mete tudo no mesmo saco; essa simplificação acaba por ser contraproducente porque não permite ver que há países que estão na boa direcção e países que não estão. Essa narrativa serviu para recompor um pouco a imagem de África junto do mainstream, mas acabou por ter um efeito perverso junto dos africanos.
Rispito.com/publico, 08-08-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público