sexta-feira, 4 de outubro de 2019

COMUNICADO A IMPRENSA

A Presidência da República tem sido exercida por SE Presidente da República, no estrito cumprimento da Constituição da República e das Leis que jurou defender. Procurou sempre, desde a primeira hora, colocar os interesses da Guiné-Bissau e do seu Povo acima de tudo e todos. Desde a eleição legislativa última e até ao presente, as tentativas de criar instabilidade no país, protagonizadas por um partido que foi o mais votado mas que não obteve maioria para governar têm sido permanentes.
O Presidente da República, como sempre, tem agido ponderadamente e em prol dos interesses do nosso país. Este Governo em funções, que ainda não fez aprovar o seu programa de Governo em violação com o previsto constitucionalmente, vem tomando medidas atentatórias da dignidade do cargo de Presidente da República. Não está em causa o cidadão José Mário Vaz.
Está em causa, com as atitudes de falta de cooperação institucional e de deslealdade deste Governo, o cargo de Presidente da República, um cargo para o qual foi eleito com o voto da grande maioria dos Guineenses, ao contrário do atual Governo. Porque a sua lealdade é para com os Guineenses em primeira mão cumpre informar, com tristeza, que todos os esforços que vem fazendo para garantir a sã relação institucional com o governo são infrutíferos.
Aqui ficam dois ou três exemplos da mesma quebra de lealdade:

1- O Presidente da República, no âmbito das suas funções constitucionalmente legitimadas, pode e deve reunir regularmente com os Ministros do Governo da República para se assegurar do acompanhamento das questões que dizem respeito aos cidadãos, despachar sobre as mesmas e melhor poder exercer a sua magistratura de influência.
Ora o Sr. Primeiro-ministro resolveu enviar uma missiva ao Presidente da República a dar conselhos no sentido de o Presidente não poder receber em audiência os Senhores Ministros sem a presença do Primeiro-ministro. Acresce que, depois desta atitude de desrespeito, o Sr. Primeiro-ministro agravou a situação e o próprio não tem comparecido nas audiências semanais com o Presidente da República por o considerar Presidente Cessante. Sendo Cessante, deu posse ao atual Executivo e tem recebido cartas credenciais de vários embaixadores. Só o profundo respeito pela nossa Amada Pátria dá a SE Presidente da República, a serenidade para aceitar situações deste cariz. Em país nenhum do mundo este género de comportamento é admissível.
Um primeiro-ministro não dá conselhos a um Presidente da República e se não confia nos seus ministros para terem uma audiência com o mais alto magistrado da Nação deve, no imediato, demiti-los.

2- O Presidente da República pretendia, como é usual entre Chefes de Estado, ter marcado presença na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e proferir um discurso de estado. A Guiné Bissau precisa de ganhar reputação internacional positiva e só uma presença institucional e séria nos fóruns internacionais pode granjear para o País os trunfos que outros perderam quando estiveram ligados ao grande tráfico internacional de estupefacientes e a outras formas menos próprias de estar na vida.
Ora o Sr. Primeiro-ministro, em nome do Governo, informou o Presidente da República da impossibilidade de o Estado cumprir com as suas obrigações para com a ONU, impedindo-o, assim, de estar presente na Assembleia Geral, em Nova Iorque e invocando para tal questões económicas.
Até poderia ser verdade, mas o número de pessoas e o tempo de estada no estrangeiro de todas as pessoas, ministros incluídos, deslocadas pelo Governo sob o “chapéu” dessa deslocação à ONU foi muito superior ao número de pessoas que integraria a delegação do Presidente da República. Acresce que o discurso triste proferido pela titular da pasta dos Negócios Estrangeiros não dignifica o país e só traz vergonha a quem deve, no desempenho de um cargo ministerial, servir o Estado e o Povo e não outros interesses.

3- Por último, mas não com menos importância, o ataque à Presidência da República continuou recentemente com uma missiva recebida no nosso Gabinete e oriunda da Polícia de Ordem Pública em que se dá ordem de retirar a segurança a Sua Excia. o Ministro de Estado e Conselheiro do Presidente para as áreas de Defesa e de Segurança Externa e Interna. Como é sabido, por virtude da sensibilidade de que se reveste o exercício da função de Ministro do interior todos os ex-titulares do cargo têm merecido proteção reforçada após o término das suas funções no governo. Surpreendentemente e contrariando toda a praxis estabelecida, no passado dia 03 de Outubro, pelas 11h41, o Comissário Nacional de Ordem Pública notificou o Ex-Ministro de Estado e do Interior e atual Ministro de Estado, Conselheiro do Presidente da República para as áreas da Defesa e da Segurança Interna e Externa de que este deve “retornar todos os Agentes de Segurança postos à Sua disposição”.
Assim, o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República, para o significado e simbolismo destas decisões, sendo que esta última, em particular, faz perigar a segurança do Órgão de Soberania - Presidente da República. Esclarece-se que a nomeação do Senhor Botche Candé para as funções que atualmente desempenha (Ministro de Estado Conselheiro do Presidente da República para as áreas da Defesa e da Segurança) resultam do compromisso da CEDEAO assumido para com o Senhor Presidente da República.
Ao longo de cinco anos, o Presidente da República tem pautado a sua ação pelos caminhos da promoção da Paz Social e da Estabilidade, repudiando todas as provocações que possam colocar em causa a Paz e a tranquilidade que permitem as Liberdades conquistadas durante o seu mandato.
O Presidente da República repudia, pois, as intenções que estão na origem da decisão do Comissário Nacional de Ordem Pública da retirada de todos os agentes de segurança ao Senhor Ministro de Estado, fazendo perigar a segurança física do mesmo e do Órgão Constitucional Presidência da República.
Os cidadãos Guineenses devem estar atentos a este género de tentativas de desestabilização e têm desde já a garantia do Presidente da República que tudo fará para que a Guiné-Bissau continue a viver sem tumultos, prisões arbitrárias, assassinatos ou perseguições políticas como acontecia no passado.

Bissau, 04 de Outubro de 2019
O Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República

2 comentários:

  1. Gabú_Sara

    Por favor perguntem ao JOMAV se realmente bate bem da cabeça!... Se não, então que pare de chatear as pessoas com as suas DEMAGOGIAS e procure um HOSPITAL PSIQUIÁTRICO! Se o SR JOMAV tem MEMÓRIA CURTA, então que faça o favor de Ler este LINK(https://www.dw.com/pt-002/cedeao-novo-governo-guineense-deve-tomar-posse-at%C3%A9-03-de-julho/a-49420069)!
    JOMAV O POVO ESTÁ CANSADO DA SUA DEMAGOGIA E TRUQUES!
    JOMAV PREPARE-SE PARA A PRISÃO...OU DEVOLVAS TUDO O QUE CONSEGUIU À CUSTA DESTE POVO!
    JOMAV POVO KA BURRO! BU KUMPRA BISSAU TUDO...KÊ ABO BU MA TA TRABADJA DI KI TUDO DJINTIS? Bo ta bin lesto ki fala djinti inveja, ma i ka inveja! Mas sim JUSTIÇA!
    VIVA PAIGC!
    VIVA OS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA!
    VIVA A GUINÉ-BISSAU!

    ResponderEliminar
  2. Gabú_Sara

    GUINÉ-BISSAU
    CEDEAO: Novo Governo guineense deve tomar posse até 03 de julho
    Em Abuja, organização sub-regional decide a continuidade de José Mário Vaz na Presidência até as eleições de 24 de novembro, mas faz saber que chefe de Estado fica limitado no exercício das suas funções.
    A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ordenou este sábado (30.06) que o novo Governo da Guiné-Bissau tome posse até 03 de julho. A decisão foi tomada durante a 55ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que decorreu em Abuja, na Nigéria, na qual foi deliberado também que o Presidente cessante guineense, José Mário Vaz, vai permanecer em funções até a eleição de um novo chefe de Estado, tendo que deixar a gestão das questões governamentais para o primeiro-ministro, Aristides Gomes, e para o novo Governo. As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de novembro.

    São decisões confirmadas à imprensa por José Mário Vaz, de regresso ao país, depois de participar da cimeira em Abuja. "O que saiu de novo é o fato de eu ter reafirmado que o Presidente vai continuar a assinar os decretos. Tal como explica a Constituição, os poderes do Presidente a partir de 23 de junho, ou seja, o fim do mandato, ficam reduzidos", afirmou.
    Fonte:https://www.dw.com/pt-002/cedeao-novo-governo-guineense-deve-tomar-posse-at%C3%A9-03-de-julho/a-49420069.

    Se JOMAV tene memória adormecido, pa cordal pon li!!!

    A M...tem pernas curtas!

    Abaixo Intriguistas!
    Abaixo Tribalismos!

    Ah bu nomeia Aristides Gomes pabia abos i Mandjacos? Bu na matil! Na bu Cabeça son!
    Kuma Dja ou Embalo ka Tchiga di sêdo 1º Ministro! JOMAV abo ka pudi DIVIDI GUINEENSES BO! Na Guiné PAPEL/PEPEL (Nino) sêdo Presidente, Balanta (Kumba) sêdo Presidente, Beafada (Malam Bacai) sêdo Presidente, Fula (Serifo Nhamadjo) sêdo Presidente (transição) e Mandjaco( Jomav) sêdo Presidente! Agora nundê ki Tribalismo ku misti insinua na bu discursos?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público