quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PRS apela para o respeito da Constituição do país

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrirO Partido de Renovação Social (PRS) apelou à comunidade internacional, principalmente à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, para respeitar a soberania e a Constituição da Guiné-Bissau.

Num comunicado, divulgado na quarta-feira ao final do dia depois de uma reunião da direção do partido, o PRS, terceiro partido mais votado no parlamento, apela à comunidade internacional para "respeitar a soberania constitucional", e pede "paridade de tratamento" em relação a outros países onde a situação de crise é "mais crítica" e as suas "soberanias não são beliscadas".

Uma missão conjunta internacional, composta por elementos da CEDEAO, União Africana, ONU e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) esteve entre domingo e segunda-feira na Guiné-Bissau para avaliar os preparativos das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.
Num comunicado emitido no final da visita, a missão salientou que as eleições presidenciais devem "imperativamente" realizar-se até ao final deste ano, que o escrutínio vai ser organizado pelo Governo que saiu das legislativas de março e os cadernos eleitorais a serem utilizados são os usados no anterior escrutínio, salvo consenso de todos os intervenientes para introduzir omissões.

O partido líder da oposição do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) também lamentou na quarta-feira que os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO tenham decidido manter o atual executivo até à realização das presidenciais.

O Madem-G15 relembra que "qualquer Governo, após eleições legislativas, é um Governo de legislatura e emanação parlamentar e, portanto, sujeito à Constituição e às demais leis da República".

O atual Governo foi nomeado depois da realização de eleições legislativas, ao contrário do anterior, que foi formado sob os auspícios da CEDEAO, com o único objetivo de organizar legislativas.

O PRS critica também o que considera ser o "silêncio" da comunidade internacional em relação a propostas e manifestações feitas pelos partidos políticos e candidatos aos "obscuros atos preparatórios das eleições presidenciais".
As eleições presidenciais estão previstas para 24 de novembro e a segunda volta, caso seja necessária, será em 29 de dezembro.

A campanha eleitoral tem início em 01 de novembro.
Rispito.com/Lusa, 10/10/2019

1 comentário:


  1. GABÚ_SARA
    O PRS apela ao RESPEITO DA CONSTITUIÇÃO por parte da Comunidade Internacional? Olha quem fala! Tenham vergonha na cara homens!
    1-Então derrubar e nomear 4 Primeiros-Ministros de iniciativa Presidencial é Respeitar a Constituição?
    2- Demorar 3 meses, depois das eleições legislativas, para nomear e empossar o Governo é Respeitar a Constituição?
    3-NEGAR A NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DO PARTIDO (indigitado pelo seu partido) QUE GANHOU ELEIÇÕES É RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO?
    Tenham Juízo senhores!!!
    Ponham-se a trabalhar para poderem ganhar eleições e não andarem a TRAMAR (sempre!) GOLPES MILITARES e/ou PALACIANOS!!!

    LALA QUEMA KAU DE SUKUNDI KATEN!!!

    VIVA PAIGC!
    VIVA OS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA!
    VIVA GUINÉ-BISSAU!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público