segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Lançado projeto de estudos de viabilidade para construção do Porto Comercial e Mineiro de Buba

O Chefe es Estado, Umaro Sissoco Embaló presidiu, esta segunda-feira, ao lançamento do projeto de estudos de viabilidade para a construção do porto comercial e mineiro de Buba, zona sul do país.

Na ocasião, o chefe de Estado disse que a edificação das infraestruturas estratégicas vão permitir a diminuição das barreiras estruturais que têm condicionado, negativamente, o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

Ùmaro Sissoco Embaló garantiu que o actual Governo vai marcar a diferença e deixar um legado e obras tangíveis, duravéis e estruturantes.

Acrescentou que, com o referido projeto de construção do porto de Buba, que abrange o componente ferroviária e outros complexos vai contibuir para o desenvolvimento económico e social do país e terá um grande impacto no além fronteira.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Mendes Viegas defendeu que os recursos naturais são para serem geridos em benefício do povo guineense, no presente e no futuro.

O governante salientou que a abordagem do porto de Buba advém da necessidade de se criar infraestruturas para a evacuação de Bauxite bruta e alumínio até ao terminal do porto de mineiro para os destinos comerciais tanto ao nível interno, assim como subregional e internacional.

Segundo Mendes Viegas, a tutela do projeto de estudos de viabilidade será assumida pelo Ministério dos Recursos Naturais e Energia mas que os Ministérios das Obras Públicas e das Finanças farão parte da unidade de coordenação.

O governo, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento(BAD) retomou a iniciativa de construção do porto de referência de Buba e que terá componentes como vias rodoviárias, ferroviárias comerciais e infraestruturas conexas.

O estudo de viabilidade do porto de Buba é orçado em dois milhões de dólares americano e o Estado guineense contribuiu com cerca de 330 mil dólares.
Rispito.com/ANG/JD/ÀC//SG, 29/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público