quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ordenadores Nacionais decidem prosseguir com procedimentos de governação para maior eficácia da cooperação com União Europeia 

Os Ordenadoress Nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP- TL), prometem prosseguir com procedimentos de governaço nos respectivos Estados, para garantir mais eficácia, eficiência, impacto e visibilidade à cooperaçao com a União Europeia.

A promessa consta na Declaração de Bissau lida esta quinta-feira pelo Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Aladje Mamadu Fadia, no final da XIV reunião dos PALOP-TL que decorreu na capital guineense.

O documento refere que os ordenadores se comprometem a envidar esforços para a adequada implementação dos projectos relativos 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento(FED), visando o pleno alcance dos resultados esperados.

Reafirmaram a vontade politica para fortalecer a cooperação entre os PALOP-TL, visando também o fortalecimento da cooperaçao com a União Europeia em áreas de interesse comum e em particular no quadro do novo instrumento de vizinhança para desenvolvimento.

A Declaração de Bissau destacou a necessidade de identificação das futuras áreas de cooperação e da concentração nas três áreas de intervenção, nomeadamente, o Estado de Direito, a governação económica e financeira e geração do emprego na área da cultura.

Para o efeito, o documento anuncia o início de formulação de projectos nas áreas do Estado de Direito e da governação económica e financeira, no inicio do 2022.

A Declaração de Bissau assinalou a transferência da Presidência da organização para a Guiné-Bissau.
Rispito.com/ANG/MI/ÂC//SG, 25/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público