terça-feira, 23 de novembro de 2021

USE exalta importância de ONU se associar ao Movimento Cívico das Mulheres e Juventude da CEDEAO

O Presidente da República realçou hoje que associar-se ao Movimento Civico das mulheres e juventude no espaço CEDEAO é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas porque “é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz e diálogo”.

O chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de abertura da conferência sobre Programa das Mulheres, Paz e Segurança, que decorre em Bissau,sob o tema, ʺDia Aberto Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança.

ʺAssociar a mulher e juventude ao Movimento Civico das mulheres, que se estende até o Sahel, em prol da paz e segurança, é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas, porque é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz, do dialógo insubstituível, e uma cultura de compromisso indispensável à estabilidade das instituições e da sociedade em geral”, defendeu.

Disse que, pela juventude, é preciso conjugar o imperativo de se consolidar a paz e segurança dos países no espaço da CEDEAO até ao Sahel com a sensibilidade da mulher e a disponibilidade da juventude.

Para o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas para África e Sahel, Mahamat Saleh Annadif , a contribuição das mulheres é essencial para a criação das sociedades resilientes e pacíficas sobre planeta sã.

Annadif reiterou que a promoção dos direitos e liberdades das mulheres e da juventude, em particular as que vivem nas zonas rurais das suas regiões, é uma prioridade para as Nações Unidas.

Para Jean Marie Quipela, coordenador do Sistema das Nações Unidas para Guiné-Bissau, a presença do Presidente Umaro Sissoco Embalo na cerimónia traduz o interesse que o Estado guineense atribui a promoção e a inclusão das mulheres e da juventude no desenvolvimento da socideade guineense.

ʺHà cerca da duas decadas atrás o Conselho de Seguança das Nações Unidas adoptou uma resolução histórica que abordava o papel chave das mulheres na concepção da manutenção da paz no mundo”, salientou.

Afirmou que, esse acordo denominado 1325 refere-se ao impacto desproporcional da guerra nas mulheres, e reconhece o papel chave que a mulher tem no desenvolvimento da paz e segurança.

A conferência sobre género, mulheres, juventude, paz e segurança conta com a particpação de 16 países membros da CEDEAO e Sahel.                                          
Rispito.com/ANG/MI/ÂC//SG , 23/11/2021   

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público