sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Embaixador brasileiro em Bissau obrigado a regressar devido a comentários racistas da esposa

O embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Fábio Franco, foi obrigado a regressar ao país na semana passada dois anos antes do fim da sua missão na sequência de denúncias de racismo e interferência da sua esposa na missão diplomática.

O jornal Folha de São Paulo revela que a decisão foi tomada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil após uma investigação a denúncias feitas contra Shirley Carvalhêdo Franco.

O jornal, que cita fontes conhecedoras do processo, indica que Shirley praticava assédio moral, proferia ofensas racistas, teria chamado os guineenses de “macacos” e dito que eles “só servem para fazer sexo, não para trabalhar”.

Um das pessoas que fizeram a denúncia afirmou que, na residência oficial, os trabalhadores tinham que levantar os braços ao chegar, para serem “desinfetados” com álcool, e que Shirley ameaçava atirar soda cáustica em todos “porque fediam (cheiravam mal)”.

Uma empregada revelou que a então embaixatriz afirmou que “usaria a chibata (vara)” contra os funcionários.

Antes as denúncias, o Ministério das Relações Exteriores instaurou uma investigação que resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta no passado dia 8, no qual o embaixador Fábio Franco, segundo o jornal, declarou “reconhecer a inadequação da sua conduta” e aceitou regressar ao Brasil dois anos antes do fim da missão.

Franco tinha sido confirmado para o cargo em 2018.

O Governo brasileiro não se pronunciou sobre o caso nem as autoridades guineenses.
Rispito.com/VOA, 19/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público