quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

BIAGUE NA N'TAM DISSE QUE 01 DE FEVERIRO FOI PREPARADO HÁ MUITO TEMPO

Depois dos rumores da sua morte e da tentativa de golpe de Estado, o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas , Biaguê Na N'tan regressou, esta terça-feira (15.02), ao país depois de várias semanas em controlo médico em Espanha. 
Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado Maior falou do ataque ao Palácio do Governo, no passado 01 de fevereiro.
"Não tinha duvidas de que esta situação, esta que aconteceu na minha ausência, podia acontecer algum dia. 

O senhor jornalista sabe que, no passado, prendemos alguns dos nossos colegas [militares] e os levamos ao tribunal [militar]. Não foram liberados? 
Foram duas vezes, levamos as pessoas ao tribunal e dissemos que não estavam na linha que queríamos. 

Mas disseram que era mentira e calúnia contra os detidos. Disseram que como não me mataram, não havia provas, mas se me tivessem matado seriam julgados. Foram as mesmas pessoas que protagonizaram este ato [de 01 de fevereiro]. 

Sabiam que General Biaguê [Na N'tan] não estaria no pais, inventaram que morri para originar esta situação. Isto não é um caso novo, foi preparado há muito tempo, com o objetivo de desestabilizar a Guiné-Bissau e foi o que fizeram", disse no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira

Em relação aos rumores de que teria morrido o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas não os deixou passar em claro "Sai do pais para o controlo de vista em Barcelona (Espanha). Um dia depois de chegar a Espanha, tive a informação de que eu tinha morrido. 

Mas o que posso dizer é que esses boatos a mim não me preocupam, porque eu nasci e unm dia, como Deus me trouxe, vai me levar para onde sai. 

Mas a minha maior preocupação é a paz para a Guiné-Bissau, não me preocupo com a minha [eventual] morte", começou por dizer no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira De forma serena, Biaguê Na N'tan convidou os guineenses a desistirem da violência porque esta nãe é solução para a Guiné-Bissau, numa alusão à tentativa do golpe de estado de 01 de fevereiro.
Rispito.com/CKNEWS, 16-02-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público