terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

IDRIÇA DJALÓ QUER INQUÉRITO INDIPENDENTE SOBRE ATAQUE AO PALÁCIO DO GOVERNO

O líder de Partido de Unidade Nacional (PUN), Idriça Djaló, exigiu um inquérito independente, transparente e isento sobre o ataque do Palácio do Governo no dia 01 de Fevereiro

Idriça Djaló, que falava esta terça-feira 15 de Fevereiro durante uma conferência de imprensa, disse condenar o ato. "Condenamos a utilização, mais uma vez, de violência na vida política guineense", referiu o líder do PUN, que disse já ter proposto ao Presidente da República e a toda classe política para que "esta tragédia" seja aproveitada no sentido de se sentar a mesma mesa, com vista a discutir os problemas da Guiné-Bissau. 

"É que na verdade somos grandes especialistas em criar violência e autodestruição. Mas, o mais importante na democracia é a capacidade do diálogo, sobre o qual não estamos ainda à altura", vincou Idriça Djaló. 

Para o presidente do Partido de Unidade Nacional é preciso mudar a cultura política, escolher o diálogo e a capacidade de construir compromissos como forma de gerir os problemas. Idriça Djaló defendeu ainda que há um problema sério na Guiné-Bissau. 
"Durante anos, desde o início da liberalização política, nem os partidos com maiorias absolutas conseguiram governar pacificamente. 

Quer dizer que há um problema de fundo na Guiné-Bissau, agravados com narrativas étnicas e religiosas", vincou. Por isso, o líder do PUN convida os actores políticos para um debate público. 

O Partido de Unidade Nacional (PUN) é uma formação extraparlamentar, mas que tem surgido com várias propostas para ultrapassar as constantes situações de instabilidade na Guiné-Bissau. 

Uma das propostas sobre a qual não reuniu ainda o consenso entre os atores políticos guineenses está relacionada com "Estados Gerais sobre a Guiné Bissau".
Rispito.com/e-Global, 15-02-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público