quinta-feira, 14 de abril de 2022

Corrupção abrange todo o Governo guineense e facilita tráfico de droga

A corrupção na Guiné-Bissau abrange todos os setores do Governo, incluindo na criação de facilidades ao alegado tráfico de droga, com impunidade, refere-se num relatório sobre direitos humanos do Departamento de Estado norte-americano.

O relatório, relativo à situação dos direitos humanos no país em 2021, e divulgado na terça-feira pelo Departamento de Estado dos EUA, refere que a lei do país prevê penas entre um mês e 10 anos por corrupção.
"O Governo não implementou a lei de forma eficaz e funcionários em todos os ramos e em todos os níveis de Governo envolveram-se em práticas corruptas e sem transparências, com impunidade", refere o relatório, salientando que houve inúmero relatos de casos de corrupção durante o ano.

Um dos exemplos dados no relatório, é o alegado tráfico de droga e ajuda aos cartéis internacionais praticado por membro da administração militar e civil através do acesso ao país e às suas infraestruturas de transporte.
"António Indjai, ex-chefe das Forças Armadas, continua a circular livremente no país", refere-se no documento.

O Departamento de Estado norte-americano anunciou em agosto do ano passado uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações que levem à detenção ou condenação de António Indjai, antigo chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, por tráfico de droga.

O general António Indjai está desde maio de 2012, na sequência de um golpe de Estado ocorrido em abril do mesmo ano na Guiné-Bissau, sujeito a sanções impostas pelas Nações Unidas, que o impedem de viajar.

No relatório, o Departamento de Estado recorda que o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, se recusou a extraditar António Indjai.

O relatório lembra que o general António Indjai foi visto na tomada de posse do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, juntamente com o chefe de Estado e outros líderes militares.

O Departamento de Estado recorda também o caso da detenção de um diretor dos serviços de migração e fronteiras por interferir numa operação contra o tráfico de droga no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, que continua em casa a aguardar julgamento.
"O Governo não processou nenhum funcionário em casos que envolvam tráfico de droga", salienta-se no relatório.

No relatório também se exemplifica a corrupção e impunidade com um caso relacionado com o tráfico de madeira, com a alegada cumplicidade de autoridades civis e militares, por uma empresa alegadamente relacionada com o primeiro-ministro guineense.
"Em dezembro de 2020, a Polícia Judiciária solicitou ao Ministério Público que questionasse o primeiro-ministro sobre a sua participação na exploração ilegal de madeira e venda de madeira. O ministro do Interior e o comandante da Guarda Nacional também estariam sob investigação. No final do ano, o Ministério Público não havia apresentado queixa", salienta-se no relatório norte-americano.
Rispito.com/RTP Noticias, 14/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público