terça-feira, 9 de agosto de 2022

PR guineense agracia embaixadora da UE com Ordem Nacional Colinas do Boé


O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló condecorou hoje a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Sónia Neto, com a Ordem Nacional Colinas do Boé, uma das mais altas distinções do país.

Ao justificar a condecoração, feita através de um decreto presidencial e da medalha em si, Umaro Sissoco Embaló enalteceu o facto de Sónia Neto ser a primeira diplomata do sexo feminino a ser agraciada com a Ordem Nacional Colinas do Boé.

“Considerando o empenho pessoal da embaixadora Sónia Neto, que muito contribuiu para o aprofundamento dos laços de cooperação entre a União Europeia e a Guiné-Bissau (..) é-lhe agraciada com a Ordem Nacional Colinas de Boé, como expressão do justo reconhecimento do Estado guineense pelo cumprimento exemplar da sua missão”, lê-se no decreto presidencial, lido na cerimónia que decorreu no palácio da presidência em Bissau.

O Presidente guineense considera “excelente” o desempenho de Sónia Neto na Guiné-Bissau, sentimento que disse ter transmitido pessoalmente aos mais altos responsáveis da União Europeia.

“Os meus reconhecimentos à senhora embaixadora Sónia Neto pela forma exemplar como desempenhou a sua missão na Guiné-Bissau (…) desempenhou a sua função com neutralidade no interesse da União Europeia e saber que o interlocutor aqui é o Governo, o Estado da Guiné-Bissau”, observou o Presidente guineense.

Para Umaro Sissoco Embalo, o comportamento de Neto “deve servir de exemplo” de outros diplomatas na Guiné-Bissau.

Embaló disse não ter dúvidas de que a diplomata europeia, que deve terminar uma missão de três anos no final deste mês, “levará uma boa imagem atual da Guiné-Bissau”.

No seu discurso, Sónia Neto assegurou ao Presidente guineense que o “maior desígnio” da sua missão “foi o de servir a Guiné-Bissau e assim honrar o compromisso da UE para com o povo guineense”.

“Um povo resiliente na luta pela paz, generoso e solidário que se dá ao mundo de alma e coração sem que nós lhe cheguemos a pedir”, defendeu a diplomata, que se sente orgulhosa pela missão da UE na Guiné-Bissau bem como pelos objetivos alcançados com os guineenses.

Entre as várias conquistas, Sónia Neto destacou a ratificação do acordo de pesca sustentável, o combate à covid-19, a disponibilização das vacinas contra esta doença, as visitas de altos dignitários de ambos os lados, o patrocínio ao diálogo inter-religioso e ainda disse ter esperanças em como será concretizada “a legítima aspiração da Guiné-Bissau para certificação do pescado”.

Com esse dispositivo a Guiné-Bissau poderá, entre outros, vender diretamente o seu pescado ao mercado europeu.

Dois antigos Presidentes portugueses, Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva, também foram agraciados com a Ordem Nacional Colinas do Boé.
Rispito.com/Lusa, 09/08/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público