quarta-feira, 9 de novembro de 2022

FMI admite quadro otimista para assinar programa financeiro com a Guiné-Bissau em 2023

O Fundo Monetário Internacional admitiu hoje um “quadro otimista” para assinar um programa financeiro com a Guiné-Bissau em janeiro de 2023, referiu, em comunicado, o Ministério das Finanças guineense.

O comunicado foi emitido no final de um encontro entre o chefe da missão do FMI, José Gijon, que iniciou hoje a avaliação económica ao país com vista à assinatura de um programa financeiro, e depois de uma conferência de imprensa do ministro das Finanças, Ilídio Té.

“Se essas negociações forem satisfatórias, o Conselho da Administração do FMI reúne-se em janeiro de 2023 para incluir a Guiné-Bissau na Facilidade de Crédito Alargado”, afirma o comunicado.

O FMI manifestou também a sua disponibilidade para continuar a apoiar o país a “resolver os problemas económicos e financeiros”.

Na reunião com o FMI, o ministro das Finanças traçou um “quadro favorável na perspetiva de conter despesas públicas”, sublinhando que foram tomadas medidas, incluindo a redução de assessores e conselheiros nos órgãos de soberania.

Em relação à Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau, Ilídio Té, reconheceu que “continua a ser um risco fiscal”, mas que o Governo “não vai injetar fundos” na empresa e que continua a acompanhar a sua gestão.

O ministro abordou também as medidas corretivas feitas nos setores da saúde e educação, onde “foram assinaladas” entradas “irregulares” e que “conduziram ao aumento exponencial da massa salarial”.

No encontro, foram também abordados a situação da banca comercial e a gestão do fundo covid-19.

Uma missão do FMI iniciou hoje contactos com as autoridades da Guiné-Bissau para analisar a situação económica e as condições para negociar um programa financeiro.

A primeira parte da missão do FMI, liderada por José Gijon, vai realizar-se de forma virtual e a segunda parte vai decorrer em Bissau entre 14 de novembro e 22 de novembro.

O FMI anunciou em junho que iria retomar brevemente a assistência financeira à Guiné-Bissau no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado e destacou no âmbito das consultas do artigo IV que a gestão orçamental sustentável é uma “prioridade” e que a consolidação orçamental deve continuar em 2022 para “conter o elevado risco” de aumento da dívida pública.

No último relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais, divulgado em outubro, o FMI prevê para 2022 na Guiné-Bissau um crescimento económico de 3,8% e de 4,5% em 2023.
Rispito.com/Lusa, 09/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público