segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Banco central da África Ocidental felicita desempenho macroeconómico da Guiné-Bissau

O governador do Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO), o marfinense Jean Claude Brou felicitou hoje o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, pelo “bom desempenho macroeconómico” que o país teve em 2022.

De visita de trabalho a Bissau, o dirigente do BCEAO foi recebido em audiência por Sissoco Embaló, a quem transmitiu as indicações segundo as quais a economia guineense teve um crescimento “relativamente sólido" em 2022, o que poderá continuar em 2023.

Jean-Claude Brou espera que “a continuar assim” a economia guineense conhecerá um crescimento além dos 6% em 2024.

O governador do BCEAO notou, contudo, alguma preocupação com o nível da inflação na Guiné-Bissau, que disse estar na ordem dos 7%, conforme a média de toda a região da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).
“Há a preocupação que existe em todos os países da UEMOA tendo em conta a persistência da tensão geopolítica no mundo, da crise ao nível da sub-região, a inflação continua alta, mais de 7% a nível da UEMOA e da Guiné-Bissau inclusive, mas saudamos as medidas tomadas pelas autoridades para baixar a inflação”, observou Jean-Claude Brou.

O responsável comunitário disse ter informado ainda o Presidente guineense que o BCEAO está a trabalhar no sentido de baixar a inflação na zona da UEMOA para que não ultrapasse os 3%.

A audiência com Sissoco Embaló serviu igualmente para que Jean-Claude Brou apresentasse a visão do BCEAO sobre o desempenho do setor bancário na Guiné-Bissau, o que pode ser “muito bom” por estar a financiar a economia numa taxa aproximada de 10%.
“Os bancos jogam o seu papel. A situação é boa. Os bancos são rentáveis e o crédito à economia é assegurado”, observou o governador do BCEAO, notando, porém, a necessidade de vigilância perante os riscos na banca.

Jean-Claude Brou disse ter abordado com Umaro Sissoco Embaló a importância de a banca comercial continuar a financiar os setores público e privado na Guiné-Bissau.

São membros da UEMOA, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.
O BCEAO define as políticas macroeconómicas na UEMOA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público