terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Moeda comunitária “ECO”: PARLAMENTARES DA CEDEAO PARTICIPAM NO SEMINÁRIO EM BISSAU

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, anunciou esta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, a realização de um seminário em Bissau sobre a moeda “ECO”. O evento vai reunir 120 deputados do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de 24 a 26 de janeiro do ano em curso, para analisar os trabalhos realizados no âmbito da criação de uma moeda única. 

Cassamá, acompanhado da quarta vice-presidente do Parlamento da CEDEAO e de um membro da Comissão macroeconómica daquela organização sub-regional, fez este anúncio aos jornalistas à saída de uma audiência com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, a quem convidou para presidir à abertura do seminário, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.

Os chefes de Estado da CEDEAO adotaram formalmente, em junho de 2019, o “ECO” a moeda única dos 15 países daquela organização sub-regional, cujo lançamento tinha sido previsto para 2020 e que, por causa da pandemia do novo coronavírus, foi reportado para 2027, através de um novo roteiro adotado pelos chefes de Estado em junho de 2021, em Acra, capital do Gana.

O líder do Parlamento guineense explicou que a audiência com o Presidente Embaló visou convidá-lo para dirigir mensagens aos parlamentares da comunidade oeste africana em dois eventos.

“Recebi uma carta do meu colega o presidente do Parlamento da CEDEAO, que virá no dia 22 deste mês acompanhado de 120 deputados da CEDEAO para o seminário que terá lugar de 24 a 26 deste mês” disse, para de seguida, informar que o país vai acolher também uma sessão extraordinária do Parlamento da CEDEAO para análise e adoção do projeto de atividades durante o ano.

“O Presidente da República é o Presidente em exercício da CEDEAO e pensamos que vai honrar-nos com a sua presença nestes dois grandes eventos a serem realizados em Bissau. É importante informar à comunicação social que é um evento grande que vai dar muita visibilidade ao nosso país e também a nível internacional, às atividades do nosso Parlamento, no quadro de uma diplomacia parlamentar que estamos a exercer neste momento” contou, avançando que o Presidente da República já aceitou o convite e que estará com eles nos dois eventos.

Solicitado a pronunciar-se sobre a contestação do PAIGC que diz que o assunto da Comissão Nacional de Eleição (CNE) não está encerrado, Cipriano Cassamá assegurou que não foi ao Palácio da República resolver o problema da CNE.

“Sobre a CNE só é possível ter uma solução se houver um consenso dos partidos políticos”, advertiu o presidente da Assembleia Nacional Popular.

Refira-se que a CEDEAO foi criada em maio de 1975 pelo tratado de Lagos (antiga capital federal da Nigéria, agora capital económica), por um grupo de 15 países a saber: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e o Togo. O mandato da organização é promover a integração económica em todas as áreas de atividade dos Estados-membros.
O Democrata, 17/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público