quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Reeleição de Simões Pereira volta a ser contestada

Militante do PAIGC pediu ao Supremo Tribunal de Justiça para ignorar resultados do último congresso. Partido já requereu a "anotação" da reeleição de Domingos Simões Pereira como líder.

O X congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi realizado há dois meses, mas o assunto continua a agitar a política guineense.

Bolom Conté, militante do partido, deu entrada há mais de duas semanas, no Supremo Tribunal de Justiça, a um pedido para que aquele órgão judicial não anote os resultados saídos do último encontro magno da sua formação política. Ou seja, pede ao tribunal que não anote a vitória de Domingos Simões Pereira como líder do PAIGC, entre outras decisões no congresso.

"Não há fase contenciosa"
Enquanto Bolom Conté espera a apreciação do pedido, o PAIGC pediu, esta segunda-feira (16.01), ao Supremo Tribunal de Justiça, a anotação dos órgãos eleitos e dos novos estatutos aprovados no congresso de novembro. 

Carlos Pinto Pereira, do coletivo de advogados do PAIGC, afirma que "não faz sentido" o pedido feito por Bolom Conté, para a não anotação dos resultados do congresso do "partido dos libertadores".

As "escolhas" da Guiné-Bissau, segundo Simões Pereira
"Este processo não tem fase contenciosa e aqui não se vem discutir. Se não tem fase contenciosa, não posso aceitar que dê entrada um pedido [no Supremo Tribunal de Justiça] a dizer que não posso fazer a minha anotação. Se eu não fizer a minha anotação, estou a incumprir a lei", declarou Pinto Pereira.

O porta-voz do coletivo de advogados acrescenta que a anotação é uma "formalidade exigida por lei, meramente administrativa". E, contrariamente ao que acontece noutros processos, não há lugar a contestação ou contraditório.

"Estou convencido que [o pedido de Bolom Conté] ficará na gaveta, porque não tem espaço", acrescenta Carlos Pinto Pereira.

PAIGC em risco?
No início do ano passado, Bolom Conté já recorrera à Justiça para impedir o X congresso do PAIGC, alegadamente por ter sido afastado injustamente das listas de delegados.

O político confirmou à DW que deu entrada a um pedido de "não anotação" dos resultados do X congresso do PAIGC, mas não se quis pronunciar sobre a matéria.

Será que o PAIGC poderá ter de realizar um novo congresso? A participação do partido nas legislativas de 4 de junho estará em risco?

O jurista Augusto Nansambé explica que a anotação dos resultados serve apenas para informar o Supremo Tribunal de Justiça. "Como há muitos partidos, o Supremo pode não se aperceber que uma certa formação política já realizou o congresso", afirma.

Segundo Nansambé, nada deverá impedir o PAIGC de participar nas próximas eleições.

"Não há nada que diga que a não anotação pode, em termos técnicos e jurídicos, impedir o partido de se candidatar", refere o jurista em declarações à DW.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público