quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

POLICIA DISPERSA MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES CONTRA DIREÇÃO DA ENA

A Polícia de Ordem Pública (POP) dispersou esta quarta, 17, centenas de estudantes da Escola Nacional de Administração (ENA) que estavam a manifestar contra a direção deste estabelecimento de ensino superior.

"Os estudantes exigem o funcionamento das aulas e a demissão, em bloco, da Direção", refere o Porta-voz da Comissão Organizadora da marcha da Associação Académica da Escola Nacional de Administração (AAENA), Artêmio Quintino Gomes, segundo o qual, a Direção tem ignorado a preocupação dos estudantes, numa altura em que "já lá vão mais de três meses de paralisação, sem que haja uma justificação plausível".

"Iniciamos as negociações com a Direção deste 15 de Outubro de 2022. Tudo era na perspetiva de fazer funcionar as aulas, já que as outras escolas estatais de formação estão a funcionar. A resposta da direcção foi de que, o facto deve-se à suspensão, por parte do Governo, dos contratos com os professores. O que para nós não tem base, porque pagamos as propinas e este fundo poderia ser revertido para pagar os professores contratados".

O Porta-voz da Comissão Organizadora da marcha, Artêmio Quintino Gomes, lembrou ainda que

mantiveram um encontro com o Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba M'bunde, que vincara que a Escola Nacional de Administração tem autonomia administrativa e financeira e que não podia fazer nada.

Tentamos uma audiência com o vice-Primeiro-ministro, Soares Sambú e com o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Florentino Dias, mas ambos não surtiram efeito. Quando anunciamos a realização de uma conferência de imprensa, a Direção nos ameaçou , mas, mesmo assim, tivemos encontro com os jornalistas para informar a opinião pública nacional sobre a nossa situação", precisou.
e-Global

Enigmático desaparecimento do presidente da Associação Académica da ENA

De acordo com o Porta-voz da Comissão Organizadora da marcha, neste momento, o Presidente da Associação Académica da Escola Nacional de Administração "está desaparecido. Não sabemos do seu paradeiro. Ele me ligou às 2 horas da madrugada, informando que está a ser perseguido por homens armados. Então decidimos ir a sua casa e não o encontramos" disse Artêmio Quintino Gomes, que garantiu estarem determinados e que vão definir estratégias para "neutralizar" a Direção da escola.
e-Global

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público