quinta-feira, 12 de julho de 2012


Governo de Transição considera a posição da CPLP «contraproducente»


O Governo de Transição da Guiné-Bissau considerou, esta quinta-feira, 12 de Julho, «contraproducente» e «anti-diálogo» a posição assumida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Faustino Imbali - MNE da Guine-Bissau
A CPLP indicou o Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o Presidente da República Raimundo Pereira, ambos depostos a 12 de Abril por um golpe militar, para representarem o país na cimeira da organização lusófona, a ter lugar a 20 de Julho, em Moçambique.
«Lamentamos esta decisão que consideramos contraproducente e anti-diálogo», disse o Executivo, questionando sobre a legalidade da medida.
Em declarações à imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Faustino Fudut Imbali, disse acreditar que, caso a CPLP continue com esta posição, está a constituir-se um dos maiores obstáculos para a resolução dos problemas da Guiné-Bissau.
«Querer voltar à situação de 11 de Abril, para nós, é como projectar a Guiné-Bissau para uma guerra civil e este Governo não está interessado nessa situação», referiu Imbali.
O governante disse ainda não confiar que a CPLP tenha competência estatutária para indigitar representante de um Estado-membro numa cimeira.
«Temos muita responsabilidade, não queremos ser distraídos com uma questão que, com o tempo, vai ser resolvida», disse o ministro.
Interrogado sobre a presença dos dirigentes eleitos na reunião conforme defende a organização, Faustino Imbali disse que o assunto é questionável, frisando que o Governo da qual faz parte é legal, embora não haja a unanimidade de posições pela parte da comunidade internacional, tal como acontece na Síria.
O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros do Governo de Transição constatou que a CPLP devia mediar a situação na Guiné-Bissau junto da comunidade internacional enquanto quem conhece de perto a situação do país.
«Actualmente, a CPLP está a posicionar-se como o maior obstáculo à estabilização total da Guiné-Bissau», frisou.
Perante o agudizar de posições entre a CPLP e o Governo saído de golpe de Estado, sobre quem deve representar Guiné-Bissau no encontro de Maputo, Faustino Imbali disse que este é um problema da CPLP, porque o seu Governo é legal.
«Lamentamos muito porque na situação em que encontra o país queríamos ter os nossos irmãos ao nosso lado».

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público