sábado, 1 de setembro de 2012

O Chefe da delegacao de UE junto da República da Guine-Bissau teve encontro com o Secretário Executivo da CPLP para abordarem sobre a situação política que a Guiné-Bissau atravessa

Sede da CPLP em Lisboa
O chefe da delegação da união Europeia em Bissau, o Embaixador Joaquin Gonzalez Ducay teve um encontro com o Secretario executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira na sede da Delegação.

Este encontro que decorreu no dia 30 de Agosto, teve como pano de fundo a análise da evolução da situação no pais, e os esforços que estão a ser desenvolvidos pela UE e CPLP, conjuntamente com as Nações Unidas, União Africana e a CEDEAO, para encontrar por intermédio de dialogo inclusivo, uma saída politica que o pais esta a atravessar

Gonzalea Ducay, passou em revista os projectos que a União Europeia tem em execução na Guine-Bissau,com um enfoque no alivio a pobreza e ajuda humanitária

O Secretario executivo, Simões Pereira, agradeceu como guineense, o esforços da União Europeia em manter o seu apoio directo ao povo da Guine-Bissau, independentemente da situação politica que o pais atravessa.

Nesse encontro, ambos concordaram que a saída da crise passa pela devolução da palavra ao povo da Guine-Bissau para que este possa legitimar o poder através de eleições livres e passíficas aos dirigentes que deverão reger os seus destinos e liderar as reformas profundas que o pais precisa para afincar o seu desenvolvimento economico e social.

Da mesma forma, tiverão em coro a necessidade de trabalharem em conexão com CEDEAO, NU, UA nos esforços encaminhados a desenvolver uma transição inclusiva que permita a todos os actores guineenses avançar rapidamente na reparação e na convocatória das eleições parlamentar e presidenciais.

No que respeito a situação de presumível contradição CPLP/CEDEAO no que respeita ao regresso da Guiné-Bissau a constitucionalidade o Secretario Executivo e o Embaixador concordara que esta monteada em grande partida por certos contraentes políticos contrários ao regresso durável da Guiné-Bissau para um sistema politico baseado na democracia e no desenvolvimento humano.

Com efeito, a presença geopolítica de um lado linguístico e cultural não devem produzir exclusões recíprocas, mas sim de gerar sinergias para contribuir ao desenvolvimento durável e autentico da sociedade Bissau guineense. Na base estão os valores democraticos universais, reconhecidas bem pela CPLP assim com CEDEAO. Para o apoio a estabilização da Guiné-Bissau, que as sinergias de todas as duas organizações fazem parte do dialogo franco e aberto em que ambas estão actualmente empenhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público