terça-feira, 16 de outubro de 2012

Surto forte de diarreia provoca mortes na Guiné-Bissau
Bissau - Hospital Nacional Simão Mendes
As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau alertaram esta segunda-feira sobre a existência de um "surto forte de diarreia" no país que já causou a morte de três pessoas, entre um total de 567 afectadas.  

De acordo com Lamine Indjai, responsável pela comunicação do Ministério da Saúde Publica, citado pela LUSA, desde Agosto de 2012 que o país tem sido fustigado "por um surto forte de diarreia", que tem "vindo a aumentar de proporções" nos últimos dias.  
"Não podemos dizer que há cólera no país, mas sim um surto de diarreia forte. Nalguns casos é mesmo fatal. Já temos a registar três óbitos entre 567 casos registados", disse Lamine Indjai, pedindo à população para ter cuidado.  

Segundo o responsável, as autoridades sanitárias foram informadas sobre os casos que dispararam, e chamou a atenção para os sinais que um doente deve observar para recorrer imediatamente aos serviços sanitários: "Em caso de diarreia aguda acompanhada de vómitos o doente deve procurar rapidamente o centro de saúde mais próximo à sua zona de residência ou mesmo o hospital Nacional Simão Mendes em Bissau", advertiu.  

Bissau tem sido a zona mais afectada pelo surto de diarreia, com 541 casos. A região de Biombo (nordeste) registou até quinta-feira passada, 20 casos, e Tombali, no sul, seis casos, disse Lamine Indjai, apelando à população para ter cuidados especiais com o manuseamento de alimentos e bebidas, sobretudo, as que são vendidas nas ruas, alertando também para os riscos de aglomeração de pessoas nas cerimónias fúnebres ou festas. 

"Devemos dizer à população que a situação não é de alarmar mas também não é boa. Pelo que desde o dia 26 de Agosto temos estado em prevenção nas fronteiras do país", ja que as informações médicas em Bissau apontam para a existência de surtos de cólera nos países vizinhos da Guiné-Bissau, nomeadamente Senegal e Guiné-Conakry   sublinhou Lamine Indjai, que ainda  lembrou que os primeiros casos de diarreia registados na Guiné-Bissau eram de pessoas vindas do Senegal. 

O último grande problema de saúde pública na Guiné-Bissau foi em 2008, quando um surto de cólera matou mais de 200 pessoas, pelo menos 12 mil infectadas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público