quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CNE da Guiné-Bissau só está pronta com o recenseamento feito

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau está pronta para preparar o escrutínio geral marcado para 24 de Novembro, desde que o recenseamento eleitoral avance, disse o presidente da CNE, Augusto Mendes.
A comissão "está à espera que o recenseamento seja realizado", referiu.

"A partir daí, quanto à CNE, não há problemas nenhuns", acrescentou Augusto Mendes, em Bissau, no final da cerimónia de tomada de posse dos nove presidentes das comissões regionais de eleições.

No início de julho, a CNE da Guiné-Bissau disse necessitar de 5,6 milhões de euros para realizar as eleições gerais.

O responsável máximo pela comissão remeteu para o Governo de transição as questões sobre os apoios financeiros e os prazos a cumprir para a ida às urnas acontecer a 24 de Novembro.

"Desde que terminem os trabalhos que têm a ver com o recenseamento, nós estamos preparados", referiu apenas Augusto Mendes.

Aos presidentes das comissões regionais de eleições, o presidente da CNE pediu um trabalho "sério" e "de qualidade".

"O povo guineense está cansado", referiu, numa alusão à instabilidade política recorrente, acrescentando que "o povo guineense precisa de eleições credíveis".

Os nove presidentes hoje empossados foram escolhidos tendo em conta a experiência acumulada na preparação de eleições anteriores, refere o despacho de nomeação de Augusto Mendes.

A reativação das comissões regionais de eleições é um dos atos prévios previstos na lei guineense com vista à realização da consulta popular.
Lusa - 07 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público