segunda-feira, 30 de setembro de 2013

António Indjai assume que o golpe piorou a situação do país

Numa reunião de segurança de estado que começou hoje em Bissau, António Indjai aceitou pronunciando publicamente que o golpe de estado de 12 de Abril piorou a situação do país.

O chefe militar disse que o levantamento militar que derrubou o poder civil destinava-se a ver a situação melhorada do país mas afinal não deviam remeter o poder aos civis, ou seja deviam eles mesmos (os militares) a assumirem o poder se calhar o povo estaria mais descansado, pela  lei dura que instauravam... 

Antonio Indjai adiantou num tom bem carregado acusar o Primeiro Ministro Rui Barros, de estar a matar o país e reafirmou que os militares estão fartos e cansados de guerra se não já deviam sair de novo na rua para mais um golpe contra atual governo, isso por razões desses não estarem a fazer nada para os militares, disse.
RDP África - 30 de Setembro de 2013

13 comentários:

  1. É com todo respeito que estou a exprimir a minha opinião espero que não ofenda ninguém, o General António Indjai é uma pessoa que conheço pessoalmente, estou neste momento a distancia da Guiné-Bissau não posso comentar com realismo o que se passa no País, principalmente com o novo Governo dirigido por Rui Barros. Mas o que me parece o governo não pode fazer tantas coisas boas porque ele está condenado a receber nenhuma ajuda internacional. nenhum país do Mundo consegue viver isolado, mesmo o País mais poderoso do mundo "EUA" que tem PIB de 16 bilhões de dólar e também 17 bilhões dos endividamento. A sua divida ultrapassa largamente a sua produção anual. Há de vir dias melhores para a Guiné-Bissau, não desespera. os políticos não podia continuar a ser mortos no interior das suas casas e os outros espancados por derem conferencia de imprensa.

    ResponderEliminar
  2. NÃO SE PODE FAZER OMOLETES SEM OVOS. COM AS LIMITAÇÕES FINANCEIRAS QUE TEM, O GOVERNO DE RUI BARROS, MESMO QUERENDO, NÃO PODE FAZER MILAGRES. O GENERAL ANTONIO INDJAI DEVE COMPREENDER ISSO MELHOR QUE NINGUÉM UMA VEZ QUE ELE TEM PPOR OBRIGAÇÃO DE ESTAR SEMPRE INFORMADO SOBRE AS SITUAÇÕES ECONOMICA, FINANCEIRA E PPOLITICA DO PAÍS. UMA COISA É CERTA, QUE NÃO PENSE EM OUTRA ALTERAÇÃO DA ORDEM. AS ELEIÇÕES ESTÃO A PORTA E, POR ISSO, DEVEMOS TODOS TER PACIÊNCIA. O GENERAL DEVE LEMBRAR-SE QUE A GUINÉ NESTA ALTURA NAO BENEFICIA DE NENHUM APOIO FINANCEIRO DOS SEUS PARCEIROS BI E MULTILATERAIS - POR ISSO ESTÁ PIOR DO QUE ESTAVA OU PODIA ESTAR ANTES DO GOLPE QUE ELE DEU EM ABRIL DE 2012. SE O GENERAL SABE, TEM PROVAS DE QUE HÁ GOVERNANTE QUE ESTÁ A DESVIAR BENS PÚBLICOS, QUE FAÇA A DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO. OU NÃO ACREDITA NA JUSTIÇA DA SUA TERRA?

    ResponderEliminar
  3. caros e senhores amigos e amigas, ja de uma vez mas com respeito a todos os militares, porque fui tambem e foi ate agora das forças armadas de guine na qual estou orgulhoso, mas um pais nao se pode derigir-se pelos militares, isto è, os militares nao sao politicos e devem deixar o pais nas maos dos politicos, talvez o pais saira desta situaçao e deichamos de falar tanto de injai injai injai. por deus antonio injai se bu tem dur de bu terra e se no caso tambe bu pensa na futuro de bu fidjus e de bu neto es pais ca mereci castigo de golpe de estado riba de golpe de estado povos cansa dja basta e basta

    ResponderEliminar
  4. Se hora de imigra pa céu ku tchiga, kila ku pui i misti subi pa governa país! i kaci tras. Só na Guiné-Bissau ku fileras de burros ta passa djirus na frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so meia-palavra chegue para vazer juiso de quem o dirigi, sr anonimo da para perceber que es um nabo...se es tao inteligente como julgas porque nao voltas para governo o nosso pais?ha lembrei um ditodo que diz:quem nao é ca nao é la...

      Eliminar
  5. Se o senhor Carlos Gomes Junior tivesse abdicado e apoiado um outro candidato,talvéz nao estariamos hoje nesse calvario.
    Mas...

    ResponderEliminar
  6. Não era preciso tirar um curso para perceber que aquele palhaçada do golpe iria fundar o pais...era só preciso ser muito Burro para o fazer. deixam de puxar sacos aqui com os comentários que não valem para nada, já estamos fartos destas porcarias dos militares desde que nasci é só as mesmas coisas, até quando estaremos fingir que entendemos que esta a prejudicar o país? Guiné-Bissau Não pode e nem deve continuar nesta situação, nao venham a comparar E.U.A com Guiné porque nao tem nada haver, tudo que esta la acontecer é por culpa nossa, deixamos os que nao podem passar a frente estamos cá aplaudir...O Antonio Ndjai devia julgar a causa, para depois que venha atona julgar as consequências do golpe...Que atrasado mental

    ResponderEliminar
  7. Que fazer, ja é tarde, o melhor é realizarem as eleições e marchar para frente

    ResponderEliminar
  8. Aline Cristina Adriano Borsari3 de outubro de 2013 às 02:03

    Todos sabem como termina a situação do país quando querem implantar algo que não funcionou nem a golpe tão pouco agora que se faz de coitado achando que isso mudaria o pensamento guineense. As oportunidades estão a porta, mas para isso precisamos como povo enxergar os que verdadeiramente se comprometem com a Guiné, temos ai Domingos Quadé um homem de caráter que, este sim mostra total inteligência para ajudar Guiné.

    ResponderEliminar
  9. Não basta também criticar só de fora, pois os nãos intelectuais é que estão dirigindo o país. Você que é intelectual porque não voltas para exercer seu dever. São fáceis as críticas de fora, entre no jogo e deixe de levar em consideração o seu relacionamento pessoal com a situação do país.
    Nenhum fracasso de uma nação justifica a falta de desenvolvimento de outra nação. Problemas americanos, comunidades internacionais, problema alemão, problema chinês, entre outros, não impede a autonomia das nossas próprias decisões de desenvolvimento politico, econômico e social.

    ResponderEliminar
  10. Vladimir de Pina eu compreendo a limitação do seu instrumento em compreender a matéria que eu tratei. Não estou a comparar EUA com a Guiné-Bissau, mas eu diz que nenhum país do mundo vive isolado. Dei exemplo, que, mesmo EUA precisa de ajuda de outros Países, apontei a divida dos EUA, isto é, pediu emprestado a outros Países através de emissão de obrigações tesouro.

    ResponderEliminar
  11. o antonio indjai nao é culpado da situaçao actual de guine bissau , porque coitado antonio nao vé nen a sua propria mao como ele pode pensar nun acto deste envergadura, os culpados todo mundo sabe quem sao , cabcilias sao kumba iala serifo nhamadjo ,Nando vazestes homens nao pensarao no povo mas um dia este mesmo povo vao lhes julgar, senhores cumentaristas de pussa saco , quem da poder é povo estes asaltaraom poder a revelia de povo,

    ResponderEliminar
  12. muitos que fazem contarios bobre guine nao sabem o que esta apassar la de verdade eu cheguei de guine a menos uma semana pasei quatro bons meses , para dizer a verdade fiquei com medo do que pode passar se nada nao foi feito; para alem de amontudo situaçaos sociais economica e politica, o que mas me espanta e o tribalizaçao das forças armadas, eu sou balanta com muito orgulho mas nao estou de acordo com qui vi e vivi la, nos balantas de verdade nunca somos tribalistas mas os os inresponsaveis como kuba iala artur sanha etc.. estao a tornar aquele pais perigossa, estao manipular balantas contra outras etnias e pobre antonio indjai esta a fazer jogo de eles; so quero apelar os meus irmaos balantas de que nao dexem ser manipulados porque guine bissau pertense ao todos os guineeses, nenho tribo terà o dominio total sobre outro, exemplo: osportugueses nao consiguiram com todo potencial tecnologico financeiro que tinham ja mas ninguem vai o consiguir. quero tambem chamar atençao aos politicos de etnia balanta para que moderem os seus descursos, porque temos um pais que cabemos todos basta termos vontade ;;

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público