domingo, 22 de dezembro de 2013

CNE quer alargamento do período de recenseamento eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou o alargamento do período de recenseamento eleitoral em curso no país.
O argumento da CNE consta do relatório síntese da sua equipa de fiscalização e supervisão do processo, que integra membros do Secretariado Executivo daquele órgão eleitoral, incluindo o seu Presidente, Augusto Mendes.


Segundo o responsável, durante a acção constataram-se inúmeras dificuldades, sobretudo a incompetência técnica dos agentes envolvidos no registo dos eleitores.

Pela primeira vez na história da Guiné-Bissau, o recenseamento em curso está a ser processado com constante mobilidade das brigadas devido à falta de «kits» eleitorais, facto que promete deixar muitas pessoas fora do processo.

Esta foi uma das realidades constatadas no terreno pela missão da CNE, gerando uma certa insatisfação por parte dos cidadãos em idade de votar.

Para o Presidente da CNE, as brigadas do recenseamento «devem permanecer nas suas bases até que todos sejam inscritos, conforme a previsão numérica por cada distrito».

Augusto Mendes revelou, por outro lado, que as sedes das Comissões Regionais de Eleições serão abertas na próxima semana.

Uma delegação da CEDEAO que está no país para apoiar o processo de recenseamento assistiu a esta conferência de imprensa da CNE.

Segundo o despacho do Ministro de Administração do Território, Batista Té, o recenseamento deverá terminar este sábado, 21 de Dezembro, não obstante as declarações executivas apontarem para o final do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público