quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Executivo da Guiné-Bissau quer acelerar o recenseamento eleitoral

O Governo de transição da Guiné-Bissau quer adquirir até à próxima semana mais 400 "kit" eletrónicos para recenseamento eleitoral, de forma a minimizar os atrasos no processo, disse à Lusa fonte do executivo.
Com ajuda de Timor-Leste, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) colocou no terreno 123 "kit" (computador, máquina fotográfica, aparelho de impressão digital, impressora e um gerador), mas em 16 dias de recenseamento notou-se que "o processo está lento".

"O processo está lento porque, na realidade, os 'kit' que temos não chegam", observou uma fonte do GTAPE, considerando que é necessário "reforçar" o equipamento no terreno".

A mesma fonte adiantou que o Governo de transição já tomou a decisão de adquirir pelo menos mais 400 conjuntos de equipamento, os quais somados aos 77 que Timor-Leste vai fazer chegar ao país até sexta-feira poderão responder às necessidades.

As autoridades de transição estão em conversações com a Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) para que a organização adquira os 400 "kit".

Com os 600 pacotes de equipamento de recenseamento no terreno e mais 15 dias além do prazo previsto para o fim do prazo do recenseamento, será possível registar aos 800 mil eleitores "sem problema", vincou a mesma fonte do Governo de transição.

Está previsto que o recenseamento eleitoral termine no dia 30 de dezembro, mas o GTAPE e o próprio ministro responsável pelo processo eleitoral, Batista Té, admitem a possibilidade de a data ser prorrogada.
Noticia ao Minuto - 19 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público