terça-feira, 3 de junho de 2014

Apoio a seropositivos no país reforçado com 22 motas para reencontrar “casos perdidos

O Serviço Nacional de Luta contra a SIDA (SNLS) da Guiné-Bissau recebeu hoje 22 motas que vão ajudar a encontrar e salvar casos perdidos pelos centros de tratamento espalhados pelo país, explicou fonte da organização.


"Os seropositivos têm dificuldades em apresentar-se nos centros de tratamento antirretroviral", seja por motivos de doença ou isolamento e muitos acabam por cair no grupo dos chamados "perdidos de vista", referiu Anaximandro Menut, secretário-executivo do SNLS.

As motos vão ser distribuídas por 22 dos 40 centros de saúde com tratamento antirretroviral espalhados pelo país para ajudar a percorrer as respetivas regiões, reencontrar os pacientes e cumprir outras missões.

Entre elas está o transporte de amostras, "por exemplo, para realização do diagnóstico precoce de crianças expostas ao vírus da SIDA", acrescentou.

O secretário-executivo do SNLS falava hoje na sede do serviço, em Bissau, na cerimónia de entrega das motas por parte do Programa Alimentar Mundial (PAM), entidade financiadora.

O apoio do PAM surge porque os motociclos servem também o programa Alimentos por Receita do SNLS que dá seguimento e apoio a seropositivos com baixo índice de massa corporal.

"O VIH SIDA representa um desafio enorme para a Guiné-Bissau: a prevalência é de 3,3% na população geral, mas superior a 5% na faixa etária dos 15 aos 49 anos, uma das prevalências mais elevadas da região", destacou Anaximandro Menut .
RTP Africa - 03 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público