quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Milhas Guiné-Bissau pede à ONU alargamento da plataforma marítima

A Guiné-Bissau pediu às Nações Unidas o alargamento da plataforma marítima para além das 200 milhas e afirma-se confiante numa resposta positiva, disse hoje o ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes.

Em conferência de imprensa, Daniel Gomes anunciou que o pedido da Guiné-Bissau foi feito à margem da última Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em setembro, em Nova Iorque, em concertação com outros cinco países africanos (Cabo Verde, Senegal, Gambia, Mauritânia e Serra Leoa).


De acordo com o ministro guineense, caso seja aceite a argumentação da Guiné-Bissau, o país vai ter "grandes ganhos", nomeadamente, mais zonas para prospeção do petróleo e para pesca.

A resposta ao pedido do alargamento da plataforma marítima da Guiné-Bissau e dos outros cinco países será conhecida dentro de quatro anos, mas, até lá, Daniel Gomes afirma que o país será chamado por peritos da ONU para apresentar os seus argumentos.

Para já, o governante está confiante "na tese da Guiné-Bissau", segundo a qual a sedimentação (fundo do mar) da zona reclamada é o prolongamento da parte continental do país.

O facto de a Guiné-Bissau ser constituída por uma zona continental e outra insular é para Daniel Gomes um ponto que poderá jogar a favor do país na apreciação da ONU.

"Temos quase a certeza que a Guiné-Bissau, dentro de três, quatro anos, vai ter uma outra configuração dos limites do seu território. Vendo a nossa configuração geológica a Guiné-Bissau está em vantagem em relação aos limites exteriores da plataforma continental", disse.

A petição depositada na sede da ONU foi apresentada em conjunto com os cinco países africanos, mas cada um preparou o seu dossiê, sendo que a documentação da Guiné-Bissau foi trabalhada por técnicos nacionais em colaboração com peritos noruegueses.

"Há quem diga que nem conseguimos controlar a nossa soberania além das 12 milhas. É verdade, hoje não estamos a conseguir, mas amanhã, daqui, a 100, 200 ou 500 anos, as novas gerações serão capazes de tecnicamente controlar essa parte do nosso território que estamos a propor às Nações Unidas", notou Daniel Gomes.
Lusa, 08 de Outubro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público