sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

António Indjai troca armas pelo cultivo

O general António Indjai,  exonerado em Setembro, disse que não pensa voltar a pegar em armas para intervir no rumo do país, dedicando-se apenas à agricultura.

“Podem confiar que o general está na lavoura. A pegar numa arma? Não é verdade. Não penso nisso, nem hoje, nem amanhã, para sempre”, referiu numa entrevista em crioulo à RTP África, numa das suas quintas em Bambadinca, leste da Guiné-Bissau.


“Quero ver o país em desenvolvimento, pelo menos para os nossos filhos poderem estudar. Um general vai pensar em problemas a cada dois anos”, questiona.

Na primeira entrevista desde que foi afastado da liderança das forças armadas, Indjai pediu ao governo para esquecer o que está para trás, para trabalharem juntos daqui em diante.

“Lembrar, falar do passado, traz problemas e inimizade. Falo ao povo e governo da Guiné-Bissau para fazermos como o Presidente da República disse: pormos a mão na lama”, uma expressão guineense que significa, “vamos ao trabalho”.

Indjai foi exonerado do cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMFGA) a 16 de setembro pelo novo Presidente da República, José Mário Vaz, eleito este ano (de par com o novo parlamento e governo), pondo fim ao regime de transição que saiu do golpe de 2012.

O general classifica o Presidente como um amigo de longa data e considera que o seu afastamento da liderança militar faz parte do jogo democrático.

“Saí das forças armadas sem problemas, sem nada. Saí porque é assim a democracia”, referiu.

Para além da lavoura (culturas de sésamo e arroz), Indjai diz que espera vir a receber uma pensão de reforma adequada à patente de “general de quatro estrelas”.

“O povo deve ficar tranquilo (…), mas se alguém me expulsar da minha quinta, está a criar um problema: como é que eu vou comer? Tenho a certeza que ninguém vai dizer que eu não posso lavrar a terra”, acrescentou o militar que os norte-americanos ainda querem capturar, por alegado envolvimento no tráfico de droga.

O general faz um pedido ao povo e ao governo da Guiné-Bissau: “que guardem a minha vida para que eu possa trabalhar. Se pensarem que estou a fazer alguma outra coisa, que mandem uma delegação [para verificar]. Não tenho nada”, sublinhou.

Na entrevista à RTP África, António Indjai desvaloriza as acusações da justiça dos EUA e volta a dizer-se inocente em relação às suspeitas de tráfico de droga internacional.

A 18 de abril de 2013, foi acusado pelos norte-americanos de participação numa operação internacional de tráfico de drogas e armas, processo que se mantém em aberto, recaindo sobre o general um mandado de captura.

A acusação surgiu depois de um antigo líder da Marinha guineense, contra-almirante Bubo Na Tchuto, ter sido detido dias antes, a 04 de abril, em águas internacionais, perto de Cabo Verde, por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana, juntamente com outros quatro guineenses.

Indjai foi afastado por José Mário Vaz através de um decreto presidencial que já era esperado nos círculos políticos e militares, dada a saída de cena das figuras que tinham tomado o poder após o último golpe de estado.
Lusa, 12 de Dez. 2014

5 comentários:

  1. NADA DE ARREPENDIMENTO FIZESTE UM BOM TRABALHO COM O PATRINHO SERIFO NHEMEAGO O POVO GUINEENSE NUNCA ESQUECERA ESTA DATA. O SENHOR ANTONIO ESTA A PEDIR A SUA SEGURANCA AO ESTADO PARA QUE? O ESTADO DA GUINE BISSAU TERA MEIOS PARA GARANTIR TODOS OS REFORMADOS EM TODAS AS INSTITUCOES DO ESTADO? OLHA NHU N'TONI AQUI NA GUINE NAO TERAS NENHUM PROBLEMA COM O POVO GUINEENSE, TEMOS UM POVO FORMIDAVEL, UM POVO NAO VIOLENTO POSSO ATE DIZER QUE ISSO E A UNICA RIQUEZA QUE TEMOS NESTE PAIS.O PROBLEMA CERTO SERA AO LADO DOS AMERICANOS E NEM MESMO ASSIM O SENHOR RAMOS HORTA JA FEZ O NECESSARIO PARA OS AMERCANOS ABANDONEM A TUA CAPTURA SABES?

    ResponderEliminar
  2. É assim a vida hoje estás a pedir proteção, esqueceste que eras um homem todo poderoso, um dia tinhas que deixar daquele lugar? Os americanos não perdoam. Proteção, vai esconder na lama.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado irmao nhu N'toni nao vai somemente meter a mao na lama mas sim esconder na lama senao sera capturado pelos Americanos ah ah ahahahah......

    ResponderEliminar
  4. O senhor Antonio a vida e assim, deixas-te ser enganado pelo seus amigos, agora e a vez de pagares tudo o que fizeste na Guine Bissau, tem que nos explicar tudo e mesmo tudo, porque eras o super homem da Guine na altura, aguente homem porque vem ai os AMERICANOS.

    ResponderEliminar
  5. O António N´djai na prisão americana? Como vai ficar a sua barriga? Vão lhe usar no rabo e vai ter muitos namorados. Coitado do brassa, além de mais, o gajo comi muito como um elefante, se chegar ali vai perder 60 kilos. o seu rabo é que vai pagar todos os pecados. kkkkkk

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público