segunda-feira, 6 de abril de 2015

MESA REDONDA: O ACRÉSCIMO DE ESPERANÇAS

Quando se fala da mesa redonda, lembro-me que estas foram muitas para o meu país... Os valores procurados sempre foram alcançados,  até nos que superaram as espetativas.
Nesta ultima, foram procurar um montante de 427 milhoes para cerca de 100 projetos, por onde consta na prioridade a Defesa, justiça reconsiliacao nacional vias de comunicacao energia, recursos mineiros e etc.

Todas essas áreas são importante e tudo isso a comunidade e os parceiros colaboraram deram grandes promessas de resposta, que as novas autoridades do país merecem pela aparente demonstração séria dentro de pouco tempo de governação.

Mas os condicionantes de usufruir desse montante até o último tostão, a Guiné-Bissau tem de  dar em troca... Um pais estabilizado e respeitador de direitos humanos; Um país que rompe com aventureirismo e com a incompetência no seio das questões chaves; Um país respeitador da memoria do futuro e sabendo agir no seu tempo presente; Um país sabedor do que é boa gestão de coisa publica e a captura dos bons recursos assim como respeitador da cultura diversificada do seu povo.
Isso e muito mais é que a Guiné-Bissau deve dar aos guineenses e ao mundo, em troca da solidariedade e do apoio dos parceiros.

Isso nao é um negocio, antes pelo contrario é, assumir a responsabilidade e usufruir dos direitos da inserção que a Conjuntura internacional confere a cada estado respeitador dos preceitos fundamentais e indispensáveis. 

Porque afinal, não há outra via mais fácil e descansada de governar, a não ser empenhar no trabalho sério, na verdade e na clareza de gestão da coisa publica.  E nesse caso, para confirmar em pratica a honrosa vontade de dezenas de países e de organizações internacionais que tiveram amabilidade de se concentrarem em Bruxelas e que não deixaram de corresponder aos sinais que essa nova gerência da Guiné-Bissau aparenta e que deram em força as respostas adequadas ao país por mérito.

Assim, habilitados de instrumentos e de ferramentas necessárias, não se pode esperar outra coisa, a não ser  que finalmente, "Terra Ranka"
Porque o povo guineense está muito optimista e os sucessos de promessa alcançados na mesa redonda renovou ainda mais a esperança no governo de Domingos Simões Pereira.

Porque a caracterização da mesa redonda de Bruxelas como um sucesso está totalmente
condicionada à efetiva e rigorosa materialização dos projetos que forem financiados,
caso contrário, será um problema de longo prazo para o país, ao invés de um sucesso que hoje nos alegra, passando ser um fardo financeiro à Guiné-Bissau. 
Ao falar nisso, faço alusão do principal inimigo e de muita força no tecido administrativo guineense, "a corrupção".
Antes dos projetos, neste preciso momento, é o tempo do governo empreender rigor no combate à corrupção (desvio dos fundos) e no "Suku Di Bass" que mina as fontes de receitas do estado, redobrando os esforços no sentido de gerir a cada tostão desembolsado pelos parceiros de desenvolvimento na sua efetiva aplicação em acções concretas que brotam a riqueza e consequentemente o desenvolvimento.

Hoje estamos todos felizes  pelo amor a pátria e ainda bem, porque amor a pátria é a principal virtude de um homem civilizado, mas nunca devemos esquecer a tamanha responsabilidade que pende aos ombros de cada filho guineense perante essa  aprovação do pacote financeiro do programa estratégico de desenvolvimento do governo, tendo em conta que esta é apenas o cumprimento da primeira etapa do desafio. Cujo a segunda etapa está totalmente dependente de nós, na dignificação da nossa honra e capacidade de criação de condições para o crescimento económico e na criação das condições para o desenvolvimento do país.

O sucesso ou insucesso cabal da mesa redonda só tem mérito de avaliação com o tempo, em médio ou longo prazo.

Mas como guineense e amante da Guiné-Bissau, espero respirar de alivio, sentir a alegria do meu povo, ver o desenvolvimento do meu país, saborear com o meu hino nacional e orgulhar-se da minha bandeira... Tudo isso, graças a esse grande presente de esperança que os guineenses têm... Do governo capaz e competente do qual o povo espera.
Haja saúde.
samba Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público