quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tribunal Regional de Bissau exige os 15 deputados expulsos do PAIGC que acatem as perdas de mandato

O Tribunal Regional de Bissau exigiu  aos 15 deputados expulsos do PAIGC que acatem as perdas de mandato de que foram alvo e que, juntamente com a oposição, deixem a Assembleia funcionar.
Dirigindo-se ao "grupo dos 15" e aos eleitos do Partido da Renovação Social (PRS, oposição), o juiz Injolano Indi chama-os a "cumprirem integralmente a deliberação da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP), criando condições para o regular funcionamento da Instituição", refere-se no despacho ade acordo com a lusa
O juiz ordena ainda a "absterem-se de quaisquer atos que possam pôr em causa a integridade física e a vida dos demais deputados da Nação e dos cidadãos e seus bens".
A decisão surge em resposta a uma providência cautelar pedida pelo presidente da ANP, Cipriano Cassamá, depois de os 15 dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) se terem recusado sair do hemiciclo no dia 15, quando iam ser substituídos por outros deputados.
Na altura, com o apoio do PRS, protestaram de forma ruidosa, obrigando à suspensão da sessão - à qual deram depois continuidade, à revelia da mesa, alegando ter formado uma nova maioria.
No pedido de providência cautelar, o presidente da ANP requereu a ajuda do tribunal para os deputados cumprirem com as decisões.
Cipriano Cassamá justificou-se com a necessidade de o Parlamento voltar a funcionar normalmente e com o facto de as perdas de mandato não terem sido contestadas na justiça.
Entretanto, o vice-presidente da ANP, Inácio Correia, anunciou hoje que o Parlamento deverá reunir-se na quinta-feira de manhã para discussão do programa de Governo - ponto que tinha ficado em suspenso desde dia 15.
Rispito.com/RTP África, 27-01-2016

5 comentários:

  1. A meu ver, o tribunal devia proibir a este “grupo dos 15” deputados desviantes do PAIGC, é apenas a sua participação na plenária de reapreciação e de aprovação do presente programa do governo. Deixando seus integrantes continuar o mandato até ao fim da presente legislatura.

    Seria assim uma decisão, a meu ver, mais enquadrável constitucionalmente e não manipulável no futuro, estrutural e institucionalmente, nem por Partidos políticos, nem por demais organismos de funcionamento da ANP além plenária (mesa, secretariado, comissão da ética…). E os deputados da nação continuariam gozar do seu pleno direito de voto sem punição segundo a constituição e, no sentido da constituição, à condição que se recorra a esse direito sempre no respeito irrestrito dos interesses da nação, do povo eleitor e não por meros interesses pessoais, privados ou mesquinhos.

    Mas senão, estou de acordo. Estamos na democracia que é como o futebol. Uma decisão do tribunal (de árbitro) é uma decisão do tribunal (de árbitro). Em favor ou no sentido contrário, deve e tem de ser acatado sem hesitações, reticências e ambiguidades.

    Caso contrário, é recorrer à instância superior prevista ao efeito. Caso a lei permita um tal procedimento.

    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. A Keita, o tribunal regional de Bissau não tem competência para julgar ou resolver este problema.
    Respeito a tua opinião, mas nota-se a falta de conhecimento das leis do País.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é assim ilustre conterrâneo ou amigo da Guiné-Bissau, se você tem razão e eu estou errado, então a solução é muito simples.

      Que os sentenciados (ou outro alguém de direito) recorram à instância competente ou certa. Pois não se deve fechar o caminho a esta hipótese. Dentro de um dado prazo "x" estabelecido. Caso as leis da Guiné-Bissau permitam este procedimento.

      Assim se faz em toda a parte do mundo, por todas e todos, nos países com regimes de ESTADO DE DIREITE assumido, respeitado e bem-sucedido. No nosso caso, efetivamente, caso as leis da Guiné-Bissau permitam este procedimento. É isto o exercício da democracia. E eu como democrata, estimado ilustre, apertava-lhe as mãos sem hesitações em gesto de felicitação, se oportunidade houver, por ter tido bastante razão no seu ponto de Vista contra o meu neste objeto concreto em apreço.

      Pois para mim, o mais importante é que se saia desta situação, democrática e legalmente. Ponto final. O resto é só atraso para todo o país.

      Obrigado e um abraço amigo.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
    2. Errata: no post de A. Keita 20 de Janeiro de 2016 às 16:59, no terceiro parágrafo. Deve-se ler: "[...]regimes de ESTADO DE DIREITO" em vez de "[...] regimes de ESTADO DE DIREITE" Obrigado.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  3. Nao queria estar a responder ninguem,mas sim meu ponto de vista,
    Para esta questão e simples visto que os mesmos foram militantes e para o ser defe-se preencher alguns requisitos e respeitar certas normas,dai que julgo eu que a questão e simples perguntem a eles se conhecem ou não os estatutos. quem tem ou não competência,recorram ao órgão que o tem e ponto final paragrafo.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público