quinta-feira, 18 de agosto de 2016

PRS aberto a qualquer solução que possa garantir  paz e estabilidade do país

A iniciativa é do chamado P5, fórum de concertação que junta representantes da ONU, União Africana, Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a União Europeia.
O encontro, conduzido pelo novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Modibo Traoré, juntou uma delegação PAIGC, chefiada pelo ex-primeiro-ministro, Carlos Correia e a do PRS, liderada pelo antigo presidente do Parlamento, Jorge Malú.
Nesse encontro, PRS disse que está aberto a qualquer solução que possa garantir a paz e estabilidade do país.
A posição foi defendida por Jorge Malú, um dos vice-presidentes dos renovadores, depois da saída de o encontro com a comunidade internacional no país e quando questionado aos jornalistas sobre as informações veiculadas nos últimos dias sobre a constituição de um novo governo que deve integrar também o PAIGC e que depois será liderado por uma figura independente.
“Esta é uma das saídas apontadas. O PRS deixa claro que está aberto a situação para desbloquear o país. Se esta é a solução estaremos a frente porque nós (o PRS) somos potenciais vencedores da próxima eleição e por isso queremos herdar um país tranquilo”, afirma defendendo que no dia que o PRS e o PAIGC chegarem ao consenso esta crise desaparecerá definitivamente, mas “a humildade e o excesso de orgulho” não continuam a ajudar.
Entretanto, o primeiro-vice presidente do PAIGC, Carlos Correia, também presente no encontro, disse que deve se chegar a um novo acordo para criar um novo executivo porque o actual “não tem pernas compridas para os grandes passos que o país precisa”.
Carlos Correia disse ainda que o seu partido está disposto a novas mudanças porque “tem o direito sendo o vencedor das últimas eleições”.
Portanto, sobre o impasse prevalecente na casa do povo, segundo Jorge Malú a assembleia deve ser o primeiro órgão a cumprir a lei e o parlamento não pode e nem deve impedir qualquer partido político de praticar os seus exercícios políticos.
Este político disse ainda que a ANP não deve transformar em sede política e Cipriano Cassamá deve ter “condições morais” e deixar de cumprir a agenda política de um outro partido político.
“O Presidente do parlamento deve ser um árbitro que poderá estar em condições de ser o presidente de todos os deputados. Deve ter condições morais e evitar de defender a agenda política clara de um outro partido e sendo assim perde o poder de criar um diálogo e de buscar uma solução verdadeira”, defende.
Esta é a segunda vez que a comunidade internacional senta a mesma mesa com os partidos políticos para uma auscultação sobre a estratégia para a saída da crise a nível do parlamento. desta vez o encontro foi só com o PAIGC e com o PRS.
Rispito.com/Lusa, 18/08/2016

3 comentários:

  1. A. Keita

    So Malú, é dizer-lhe que ninguém tem a memória curta. Ou que ainda a Guiné-Bissau tem muita gente que não tem a memória curta.

    Pois, veja só, o PRS foi membro do 1º Governo do PAIGC desta legislatura, dito “Governo Inclusivo”, que funcionou relativamente bem. Até a data da sua demissão por meras razões mesquinhas, pelo nosso atual So PR. Todo o mundo sabe isto.

    Lá, o PRS à partida assinou prontamente um Acordo (carta?) conjunto (PAIGC, PCD e UM) no dia 25.08.2015. No qual se exigia a exoneração imediata do Sr. Baciro Djá que acabava de ser nomeado (Cif., http://ditaduradoconsenso.blogspot.ch/2015 /08/exclusivo-dc-o-prs-e-o-presidente.html, acessado, 16.01.2016).

    Mas logo depois foi assinar um outro Acordo no dia 07 de Setembro de 2015 posicionando-se a 180º contra (Cif., http://www.ode mocratagb.com/nambeia-disse-que-o-prs-assina-acordo-para-salvar-o-pais/, acessado, 16.01.2016).

    Mudou portanto do campo a 180º. E tornou-se a partir desta data um dos cúmplices da presente situação. Cúmplice do So PR, do “grupo dos 15 Deputados” desviantes do PAIGC e, em associação com o PND. E mesmo, um dos principais sustentadores da atual situação, na qual fez tudo: da tentativa de invasão da Mesa da ANP à formação do presente Governo da Iniciativa Presidencial.

    Governo agora bloqueado. Porque incapaz de elaborar um programa próprio seu para o resto dos dois anos ainda restantes desta legislatura. Em vez disto, avança (segundo infos) com o programa de quatro anos apresentado no início da presente legislatura. Que demonstração da falta de serenidade!

    E depois, com tudo isto, vir acusar o Presidente da ANP de não sei o quê de “condições morais”…, é a máxima de quem pensa, de facto, que a política se reduz apenas em jogos e jogadas de trapaça. Triste.

    Boa sorte para todos nós.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente consigo sr. A. Keita, depois da guerra de 7 de Julho pensávamos que erra o fim da hipocrisia, intriga, incompetência e matança mas esse partido formado por idiologos tribalistas conduziu-nós por um beco sem saída, tentativas a todo custo de chegar ao poder ou pertencer a um governo, aliás vender as suas almas ao diabo só para la estar e que depois dizem que o serpente ingoliu o dinheiro, que desgraça, quando foram chamados para o primeiro governo o PAIGC era o melhor partido do mundo, o líder do PRS queria casar com o Simões Pereira, em menos de 2 meses de conflito com o presidente já faziao parte do gorverno inconstitucional, depois que o poder foi retribuis a PAIGC aí estão outra vez para negociar pastas, como não lhes foram atribuídas às pastas pretendidas semearam a confusão aí lado dos que perderam o congresso de cacheu e que infiltraram no partido PAIGC por inexperiência do seu líder de fazer uma triagem quanto antes, aliás o atual primeiro ministro era um infiltrado e que dava informações secretas do governo aos perdedores do congresso de cacheu, aliás o presidente da república que soube bem disfarçar para que não se dá conta que fazia parte dos perdedores de cacheu que nunca querem aceitar a vitória dos vencedores, aliás já tinha tudo negociado com os seus comparsas para depois de um ano deitar o governo abaixo e semear a desordem e terror, pensam ainda que os Guineenses são burros, burros são eles, que demonstraram a falta de responsabilidade é do sentido de estado para desempenharem as funções a que são confiadas, agora este senhor vice deste partido que inundou a função pública de gente incompetente no seu mandato com mais governos conhecido na história do país venha falar de moral e de ganhar as próximas eleições tenham vergonha e deixem nós em paz, aliás melhor dizer ao vosso pai presidente da república que o sistema de prisões políticas e arbitrárias que ele está a promover em vez do diálogo é um estado de direito também é e vai ser reservado para ele num futuro não longe. Abraços

      Eliminar
    2. Comcordo Plenamente com o Arquiteto Jorge Malú, o PRS tem a sua agenda politica com objetivo bem delinhada. É bom que fique bem claro de que os acordos assidodos entre o inhenhado DSP com os restantes partidos politico carece de mandato do orgao maximo do Partido (CC).
      O DSP não é Direçao Superio do Partido, portanto tem que haver respeito e a valorizaçao dos camaradas de luta. Os militante do PAIGC são condenados de estarem juntos e unidos.

      Camarada de luta.

      Eliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público