quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cipriano Cassamá nega ter pedido processo-crime contra José Mário Vaz

O líder do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, nega em comunicado ter pedido a instauração de um processo-crime contra o Presidente da República, contrariando um anúncio recente da Procuradoria-Geral da República.

"Em nenhum momento foi pedida a instauração de um processo-crime contra o Presidente da República", José Mário Vaz, escreve-se numa nota do gabinete do chefe da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP), divulgada na noite de terça-feira.

A Procuradoria-Geral da República guineense tinha anunciado na segunda-feira ter negado o pedido de Cipriano Cassamá por não ter sido votado no hemiciclo.

O líder da ANP refere agora que a procuradoria "interpretou abusivamente e de má-fé" um ofício que acompanhou o envio de registos sonoros para conhecimento do Ministério Público.

Em causa estão as declarações em crioulo do Presidente da Republica que, numa cerimónia pública em que celebrou o seu aniversário, a 10 de Dezembro, em Bissau, disse que ninguém será assassinado ou espancado durante o seu mandato, apesar de ter poderes para tal.

Outro registo inclui declarações de Nuno Gomes Nabian, dirigente político, que também em Dezembro acusou o chefe de Estado de planear uma operação para a detenção ilegítima do presidente do parlamento.

No comunicado de cinco páginas de terça-feira, o gabinete de Cipriano Cassamá diz estar sob ataque da Procuradoria-Geral da República.

O líder do parlamento considera ainda terem sido invocados de forma despropositada outros processos que envolvem a audição como testemunha do deputado e ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira - demitido pelo Presidente, José Mário Vaz - e diz que sempre colaborou com as diligências pedidas, desde que respeitem a lei.
Rispito.com/Angop, 18-01-2017


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público