quinta-feira, 22 de junho de 2017

PGR ESCLARECE A DETENÇÃO DE MANUEL DOS SANTOS

 

1 comentário:

  1. “Mó pâ más kê ê grandi, ê kâ tâ tâpa céu”. Um ditado que o camarada Cabral costumava citar, usado em Cabo Verde, para denunciar os agentes do poder estatal colonial, quando estes tentavam furtar-se secamente à verdade. Tal como é caso nesta presente dita “NOTA A IMPRENSA” de uma instituição estatal que é agora nossa. O nosso Ministério Público. O Ministério Público da República da Guiné-Bissau. Vergonha. Grande vergonha!

    Pois, esta presente dita “nota à imprensa” não trouxe nada de novo. Mas nada mesmo. Nada podendo demonstrar a necessidade e imperatividade do ato de detenção de camarada Comandante Manecas, na reserva, ditado pela lei. Diante da sua tal afirmação in causa; diante da situação de crise política vergonhosa prevalecente, desnecessariamente, desde já há 21 meses e pico na Guiné-Bissau (o objeto de observação submetido à análise, sobre o qual ele fez a tal afirmação); diante das histórias de Golpes de Estado Militares e tudo mais, tidos na Guiné-Bissau, sobretudo entre 7 de Junho de 1998 e 12 de Abril de 2012; e por fim, diante do contexto da enunciação, no qual o camarada Comandante, na reserva, fez esta afirmação (entrevista num jornal).

    Não há demonstração de nada, sabendo e tendo tudo isso em conta. Nada, senão de ter-se procedido pura e simplesmente, a uma afronta e um muito feio atropelo dos direitos fundamentais nos Regimes de Democracia Parlamentar Representativa e de Estado de Direito de um cidadão do gabarito de camarada Comandante, na reserva, no exercício muito certo do seu dever de cidadania. O direito à liberdade de expressão de opiniões.

    Eis porque uma vergonha. Grande vergonha, esta detenção prisional. Que não passa de uma asneira grande, e, pensada bem, bem, bem, e no fundo, uma desgraça nacional.

    Por isso, o que devia fazer o Ministério Público é pedir publicamente desculpas ao camarada Comandante, na reserva, e pôr fora tanto o Magistrado titular desse tal dossiê assim como o próprio Procurador-Geral, tal como exigido ontem (21.06.2017) pelo Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau. Reconhecendo assim este mais um erro demais, cometido mais uma vez, nestes tempos, naquela nossa instituição. Para que se volte aí ao rumo certo.

    “Mó pâ más kê ê grandi, ê kâ tâ tâpa céu”. Basta!

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público