Elie Kamano - Cantor contestatário de Alpha Condé detido em Conacri
Na ocasião, as forças da ordem usaram gás lacrimogéneo, para dispersar os manifestantes e deter os seus organizadores, dos quais Elie Kamano, que durante várias horas foi interrogado pela Polícia judiciária.
Após as audiências, foram postos sob custódia, com a alegação de participar em manifestação proibida, na via pública, indicou o seu advogado, Salifou Béavogui.
Muito critico contra o Presidente Alpha Condé, Elie Kamano, foi preso em 2014, por ofensa ao chefe do Estado, e voltou a ser detido, em Fevereiro de 2017, durante uma greve dos professores, por ter ameaçado, numa rádio local, apelar à uma manifestação, caso as aulas não retomassem.
Ao abrigo de um acordo assinado, em Outubro de 2016, no quadro do diálogo político nacional entre o poder, a oposição, a sociedade civil e os parceiros internacionais da Guiné, o país deveria organizar, e pela primeira vez, desde 2005, as eleições locais.
Mas, nenhuma data foi fixada para o pleito, e a oposição apela para uma marcha, em Conacri, a 02 de Agosto, para exigir o respeito dos referidos acordos.
Antigo opositor histórico, Alpha Condé tornou-se, em 2010, o primeiro presidente democraticamente eleito da Guiné Conacri, antes governado por regimes autoritários.
Rispito.com/AFP, 18-07-2017
Ele, o senhor Alpha Condé, quer tornar-se o pior político na historia daquela vizinha Guiné. É mesmo, um ditador para mediar...
ResponderEliminar