segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Actual situação política põe em causa desenvolvimento do país

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou nesta segunda-feira que a actual situação política do país põe em causa o desenvolvimento económico e social.
"A manutenção da actual situação política-governativa tem imensos custos económicos e sociais, quer para a presente geração, quer para as gerações vindouras", disse o presidente do parlamento guineense, quando falava na sessão de abertura da conferência "Seguimento e Fiscalização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Ajuda Externa - Papel do Parlamento", organizada no âmbito do Projecto Pro-Palop-Timor-Leste para o reforço das competências técnicas e funcionais das instituições superiores de controlo, financiado pela União Europeia.
"Quando se persiste em sustentar presidencialmente um governo eivado de ilegalidade e de ilegitimidade não se augura desenvolvimento económico e social, nem direitos, liberdades e garantias fundamentais", salientou Cipriano Cassamá.
Para o presidente do parlamento, a "relutância" do presidente da República (José Mário Vaz) em "cumprir os acordos de Bissau e de Conakry (...) com o único propósito de continuar a beneficiar-se economicamente, bem como a um grupo de políticos, revela o quão desnatural é a percepção do compromisso de muitos políticos e governantes com os cidadãos guineenses em geral, de um lado, e o propósito de perpetuar a crise política e instabilidade política-governativa no país".
"A estabilidade política é fundamental para qualquer agenda de desenvolvimento, mas enquanto os políticos continuam em jogos falsos de poder os pobres continuam pobres, muitas das nossas crianças, em especial meninas, não têm acesso à educação formal", salientou.
Segundo Cipriano Cassamá, nas actuais circunstâncias "dificilmente são concretizadas as acções tendentes à criação de condições objectivas para o desenvolvimento económico e social na Guiné-Bissau".
A Guiné-Bissau tem vivido uma situação de crise institucional desde as últimas eleições, com um afastamento entre o partido vencedor das legislativas e o presidente da República, também eleito.
Rispito.com/Angop, 07-08-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público