quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Comissão apresentou proposta de revisão constitucional

Esta quarta-feira, a Comissão Técnica para a Revisão Constitucional apresentou ao Presidente da Guiné-Bissau uma proposta que tenta resolver as "fricções" entre os vários órgãos de soberania do país.

A Comissão Técnica para a Revisão Constitucional, composta por cinco elementos e coordenada pelo jurista guineense Carlos Vamain, apresentou, esta quarta-feira, ao Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, uma proposta que tenta resolver as "fricções" entre os vários órgãos de soberania.

Umaro Sissoco Embalo elogiou o trabalho realizado, disse que vai debruçar-se sobre a proposta e assegurou que esta é a única comissão encarregue de fazer o texto constitucional, demarcando-se de uma outra que se desenrola no Parlamento. O Presidente lembrou, ainda, que o texto vai ser submetido a referendo.

A Comissão tinha sido criada, em Maio, por decreto presidencial, com o objectivo de criar um projecto de revisão da Constituição. Recorde-se que os principais parceiros internacionais da Guiné-Bissau têm insistido na necessidade da revisão constitucional para minimizar os conflitos políticos no país.

"O que mereceu a nossa atenção na Constituição actual são alguns problemas que geram fricções entre os diferentes órgãos de soberania. Temos um sistema semi-presidencial, portanto, com um executivo bicéfalo, e isso gera sempre algumas fricções, porque há uma diferença de legitimidade entre as duas figuras que ocupam funções de Presidente da República e de chefia do Governo", declarou, aos jornalistas, o jurista Carlos Vamain.

O coordenador da Comissão explicou que se tentou "resolver os problemas que estão na origem das fricções": "O objectivo é tentar criar mecanismos que possam criar harmonia no relacionamento entre as diferentes instituições públicas e também no sentido de que haja estabilização do próprio sistema."

Questionado sobre se o sistema de governo poderá mudar, Carlos Vamain disse que "não", mas considerou que "correções ao sistema podem ajudar" sem o "descaracterizar".

"Uma das diferenças mais salientes é a introdução do Tribunal Constitucional, que poderá desempenhar um papel importante na estabilização do próprio sistema, com controlo preventivo, com controlo à posteriori. Isso também é uma das questões que figura na ordem do dia e que pode ajudar de sobremaneira no equilíbrio entre os diferentes órgãos de soberania do país", afirmou.

A Guiné-Bissau não tem um Tribunal Constitucional e é o Supremo Tribunal de Justiça que tem acumulado as funções de constitucional.
Rispito.com/RFI, 27/08/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público