segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Governo guineense toma medidas para conter défice orçamental

O Governo guineense decidiu suspender novas entradas de professores no setor da educação e retirar do sistema os médicos que estão a fazer especializações por conta própria, segundo um despacho a que Lusa teve hoje acesso.

As medidas são explicadas no “quadro dos esforços internos empreendidos a todos os níveis, bem como nos diferentes setores da governação para conter o défice orçamental e na perspetiva de uma possível retoma do programa (financeiro) ou acordo com o Fundo Monetário Internacional”, refere-se no despacho, assinado pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

No despacho, o primeiro-ministro guineense refere que o executivo decidiu suspender a admissão de novos ingressos e retirar da base de dados 568 professores das escolas de regime de autogestão (privadas).

No setor da saúde, o Governo retira do “sistema todos os médicos em estudo de especialização por conta própria e, em consequência, a suspensão dos referidos salários” e suspende os “salários de funcionários em situação de licenças prolongadas”.

O executivo da Guiné-Bissau determinou igualmente a regularização dos fundos coletados pelo Tribunal de Contas, que vão passar a ser transferidos para a “Conta Única, sediada no Tesouro Público”.

O despacho do primeiro-ministro determina também a redução do número de conselheiros na Assembleia Nacional Popular, presidência do Supremo Tribunal de Justiça, Procuradoria-Geral da República e Tribunal de Contas.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, demitiu também, em outubro, todos os seus conselheiros, justificando com a “necessidade de racionalização dos meios financeiros”.

O FMI anunciou em junho que iria retomar brevemente a assistência financeira à Guiné-Bissau no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado e destacou no âmbito das consultas do artigo IV que a gestão orçamental sustentável é uma “prioridade” e que a consolidação orçamental deve continuar em 2022 para “conter o elevado risco” de aumento da dívida pública.

No último relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais, divulgado em outubro, o FMI prevê para 2022 na Guiné-Bissau um crescimento económico de 3,8% e de 4,5% em 2023.

Uma missão do FMI à Guiné-Bissau tem início na terça-feira.
Rispito.com/Lusa, 07/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público