quarta-feira, 6 de março de 2024

PR QUER VER ACELERADO O JULGAMENTO DO CASO 1 DE FEVEREIRO

O Presidente da República (PR) Umaro Sissoco Embaló disse esta terça-feira (05.03) que vai convocar o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e o Procurador-Geral da República para acelerarem o julgamento dos suspeitos da alegada tentativa de golpe de Estado de 1 de Fevereiro de 2022 e os detidos do recente caso de biliões de Fcfa pagos a credores do Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló destacou que cada um tem de ser responsabilizado pelas suas infrações e não ficar num impasse permanente.

Sobre a crise que lhe envolve com o MADEM, o PR tentou esquivar-se, mas subliminarmente transmitiu uma mensagem ao Coordenador do MADEM, vincando a sorte "de alguns partidos neste momento" por a Assembleia Nacional Popular (ANP) ter sido dissolvida, caso contrário o PAIGC iria absorver todos, como já estava a acontecer nos primeiros meses da governação.

Sobre a questão dos detidos da alegada tentativa de golpe de Estado de 1 de Fevereiro de 2022, a insistência do PR está agitar os advogados dos detidos acusam o chefe de Estado de estar a politizar um processo que devia ser apenas judicial.

Contrariado declarações precedentes, o presidente da República reconheceu que não é o presidente do MADEM, duas funções que acumuladas seriam incompatíveis, disse Sissoco Embaló que destacou o impacto das suas ações no MADEM-G15 e lamentou comentários em como não foi um dos fundadores do partido.

Para o Presidente da República o PAIGC não se tem estrategicamente intrometido, por enquanto, na polémica do MADEM, mas segundo o chefe de Estado a possibilidade de os Libertadores voltarem a derrotar os seus adversários, tal como aconteceu a 4 de Junho 2023, é séria.

Vida privada pública
Umaro Sissoco Embaló optou por não abordar questões relativas à governação, mas reagiu a uma conversa tornada pública da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, e uma alegada esposa marroquina do Presidente.

A antiga chefe da diplomacia acusara Umaro Sissoco Embaló de falta de seriedade e de mentir em certas ocasiões sobre algumas mulheres e no caso da interlocutora, disse que era uma Conselheira. Numa indireta à ministra, o chefe de Estado vincou que só dá satisfações à Denísia dos Reis Embaló, que oficialmente é a primeira-dama.

"Não estou aqui para confirmar se é verdade o que ouviram. Estou para dizer que estou triste, porque foi exposta a vida do Chefe de Estado. Isso tocou-me. Para os meus filhos, não estou as- sim tão preocupado, mas a minha esposa Denísia dos Reis Embaló. Tenho filhos e tenho a primeira-dama que deverá chegar ao país e nem sei o que posso dizer-lhe sobre este assunto", disse, acrescentando, todavia que não está preocupado com os comentários de ter tantas mulheres, porque, de acordo com o Presidente da República, casar com muitas mulheres não é inconstitucional, sendo sobretudo "aceitável num homem bonito".
E-GLOBAL

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público